Estímulo à inovação e pesquisa no balanço da Comissão de Ciência e Tecnologia da ALEPE

 

alepeMelhorias para o setor de pesquisa científica, a Medida Provisória dos Portos e a gratuidade na Universidade de Pernambuco foram alguns dos temas debatidos pela Comissão de Ciência e Tecnologia durante o primeiro semestre de 2013. Entre as matérias aprovadas pelo colegiado está a proposta, de autoria do Poder Executivo, que destina as receitas estaduais relativas aos royalties da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos exclusivamente à educação, ciência, tecnologia e

inovação.

Em abril, a presidente da Comissão, deputada Terezinha Nunes, do PSDB, realizou uma visita à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) iniciando um movimento de escuta das entidades ligadas ao setor, colhendo dados para envio ao Governo do Estado, visando contribuir com inovações científicas necessárias para Pernambuco.

Além da Facepe, o colegiado também visitou o reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Carlos Calado, para conhecer as instalações e as demandas da instituição. Ainda neste período, a Comissão realizou uma audiência pública para debater a educação como instrumento da democracia e inovação tecnológica. O evento foi realizado na Assembleia Legislativa e contou com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja.

Em conjunto com as Comissões de Administração Pública e de Desenvolvimento Econômico, o colegiado ainda promoveu audiência pública para debater a Medida Provisória dos Portos, que estabelece novas regras para concessão e exploração dos portos no Brasil. (M.S.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *