MURO DA COMPESA É GRAFITADO POR ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA

Foto 1 Foto 2 Foto 3
Desenhos e mensagens educativas grafitados por estudantes da Escola Estadual Delmiro Gouveia, da comunidade do Bode, no Pina, Zona Sul do Recife, deram um tom colorido e alegre ao muro da unidade da Compesa localizada no bairro do Cabanga. A ação, ocorrida esta semana, fez parte do projeto “Colorindo Nosso Mundo”, realizado pela companhia em parceria com a Odebrecht Ambiental e o movimento cultural Cores do Amanhã. A iniciativa tem a finalidade de ensinar, através da arte, algumas ações que podem ser tomadas para preservar o meio ambiente, como economizar água e cuidar da rede de esgoto.
“Os jovens se empolgaram com a ideia e com a possibilidade de aprenderem uma nova arte. Inicialmente, eles passaram por aulas teóricas sobre grafite e aprenderam como funcionam os sistemas de água e esgotamento sanitário. A partir disso, o grupo fez um rascunho dos desenhos que gostariam de pintar no muro. O mais gratificante foi poder contagiar os jovens com a arte e a preservação do patrimônio publico”, afirmou a assistente social da Compesa, Viviane Souza.
O muro foi pintado com desenhos sobre preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente em uma extensão de 50 metros. Hoje (31), será feito o acabamento pelos instrutores da ONG para que os desenhos não se desgastem com a chuva. A ação social com os estudantes também inclui uma apresentação teatral. Na próxima segunda-feira (3), os alunos vão assistir a uma encenação da Trupe do Saneamento na própria escola. A peça busca transmitir de forma divertida conceitos de saneamento e economia de água.
Para os alunos, a experiência de participar do projeto foi edificante. “Tem sido muito legal aprender a pintar e com isso poder deixar uma mensagem de conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e com a água. As pessoas vão ver a imagem e vão refletir melhor sobre como é importante preservar a natureza. Isso é muito bom”, disse o aluno Marcos Paulo, 15 anos, que pretende continuar aprendendo a grafitar de maneira que não danifique o patrimônio público. “Muito bom se expressar com a arte. É um jeito de mostrar à sociedade o que não se deve fazer com o meio ambiente. Devemos cuidar bem dele”, afirmou Graciele Dias, 16 anos.
Essa não é a primeira vez que jovens são convidados pela Compesa a colorir muros da cidade utilizando a arte da grafitagem. Já foram alvos dessa ação as unidades da companhia da Mangueira, Prazeres, Olinda, Rua da Aurora e da própria Cabanga, além do Centro de Mães de Santo Amaro, grafitado em setembro deste ano. A diferença entre as ações anteriores e a atual é que, agora, o projeto está mais amplo, incluindo as lições teóricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *