Após período de interrupção programas Se Liga e Acelera voltam à ativa

Programa de correção do fluxo escolar desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, em parceria com o Governo do Estado. O Se Liga e o Acelera foram implantados pelo Prefeito João Mendonça em sua última gestão e retomado agora em 2013, através do Secretário de Educação e Esportes, Nilton Senhorinho. Desenvolvido para recuperar a trajetória escolar de alunos com distorção idade-série das quatro primeiras séries do ensino fundamental, o programa visa à edificação da pedagogia do sucesso. E para Belo Jardim o sucesso em seus índices de educação.

Apesar de unidos, os programas possuem objetivos distintos. O objetivo do Se liga é alfabetizar, fazer com que os alunos aprendam a ler e a escrever, em um tempo delimitado pelo projeto. Já o acelera, tem o objetivo de acelerar o ensino dos alunos que já são alfabetizados, mas que possuem distorção entre a sua idade e série de origem. Os alunos vão para o acelera porque há a possibilidade de dar saltos de séries, de 2 a 3 anos, dependendo do desempenho do aluno. A seleção dos alunos é feita através de um teste-diagnóstico, onde os alunos são retirados o ensino regular, para fazer parte das salas do programa, cumprindo os mesmo critério de ensino: 800 horas-aula, nos 200 dias do ano letivo de 2013.

De acordo com a Coordenadora Regional, é uma estratégia eficaz: “Os munícipios que já se integraram ao programa apresentam melhorias na aprendizagem do aluno, tanto que as avaliações externas dos estudantes do nosso projeto tem uma média superior aos alunos do ensino regular” afirmou Soraya. A Coordenadora ainda completa que o programa trabalha além dos conteúdos conceituais, os conceitos atitudinais, “nós não nos preocupamos apenas em desenvolver habilidades e competências, mas também que eles estejam capazes de estar pronto para a vida. É esse o diferencial do projeto, nós acreditamos no aluno e a crença no aluno é fundamental”.

Além do potencial do programa e desta crença na capacidade de desenvolvimento do aluno, Soraya acredita em ótimos resultados para Belo Jardim e finaliza citando uma frase: ‘Todo aluno é capaz de aprender e todo professor é também capaz de ensinar’, então é essa vontade que vai fazer o diferencial do programa e com certeza Belo Jardim voltará a ter ótimos resultados”.

Dados e Datas

Antes de dar início às aulas, os professores passaram por uma capacitação, ministrada pelas coordenadoras regionais, durante uma semana, nos dois turnos, na escola Professor Donino. As aulas para a turma do acelera tiveram início nesta segunda feira, 13 de maio e as aulas do Se liga, terá início em 23 de maio. No município de Belo Jardim existem 24 turmas para o Programa Se Liga, com um quantitativo de 554 alunos e 8 turmas do acelera, com 160 alunos. No total são dez escolas distribuída pelos bairros da Cohab, Boa Vista, Santo Antônio, Maria Cristina, além da Zona Rural: Água Fria, Taboquinha e Serra dos Ventos. O Programa acontece em outros estados do Brasil, e de acordo com dados, em 2011 foram 45.838 Crianças e jovens atendidos; 3.442 Educadores formados e 581 municípios beneficiados em 24 estados brasileiros. 

 
Escrito por Stephanie Santos
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Jardim – Secretaria de Educação e Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *