Secretário de Educação firma parceria com IFBA para melhorar a administração escolar de Belo Jardim

Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Jardim
Representantes da Secretaria de Educação e Esportes de Belo Jardim, liderados pelo secretário Nilton Senhorinho, reuniram-se com a equipe de desenvolvimento tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, para concluir os termos de parceria entre o município e o Instituto. O Secretário esteve na Bahia para firmar a implantação do Sistema Integrado de gestão acadêmica – SIGA nas escolas municipais de Belo Jardim. Trate-se de um sistema de gerenciamento acadêmico desenvolvido em conjunto por dezoito instituições de ensino federal com o objetivo de arquivar, de modo digital, informações a respeito das escolas.

“A inclusão de Belo Jardim no grupo de usuários do SIGA não apenas significa um avanço estratégico para a educação em termos de acompanhamento da realidade acadêmica e das respostas administrativas necessárias às soluções dos seus problemas, como também representa uma economia substancial aos cofres municipais” afirmou o Secretário. A adesão do município ao SIGA melhora a qualidade do acompanhamento acadêmico, sem utilizar de altos recursos para sua implantação, “uma vez que o município receberá uma importante ferramenta de trabalho, sem a necessidade de investir milhões na aquisição de sistemas semelhantes através de empresas privadas” explicou Nilton. O SIGA representa um avanço tecnológico na administração e acompanhamento da doutrina escolar que tem por finalidade garantir de forma ágil e segura o acesso a informações dos alunos e professores. A partir de sua implantação, o SIGA vai acompanhar o histórico dos alunos, suas notas e faltas, bem como plano de aula, turmas, desenvolvimento dos professores. 
Dentro de poucas semanas Belo Jardim será o primeiro município brasileiro a utilizar o SIGA em sua rede de ensino. A administração da educação pública municipal não descuida das necessidades estruturais básicas das escolas, mas entende que ações como esta, favorece a qualidade de ensino e coloca o município a frente dos avanços tecnológicos presentes no país.
Escrito por Iara Albuquerque
Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Belo Jardim

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *