LANÇADO O EDITAL DE CONCURSO PARA CONSTRUÇÃO DO L’ACQUA

Foi lançado o  edital do concurso público que vai escolher o melhor projeto arquitetônico do edifício sede do L’acqua, o centro de estudos e pesquisas sobre água, saneamento e meio ambiente que será feito pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os interessados em participar da seleção, que é de abrangência nacional, devem se inscrever até 11 de março. As propostas serão recebidas até o dia 18 do mesmo mês. A equipe vencedora receberá um financiamento de R$ 105 mil. O edital já está disponível no site da Compesa, na seção Arquivos e Publicações – Concursos.
A primeira etapa do concurso compreenderá a seleção de ideias para um projeto de arquitetura, em nível de estudo preliminar, que apresente a melhor proposta conceitual para o edifício que abrigará o L’Acqua. Já a segunda, a ser desenvolvida pela equipe vencedora da etapa anterior, corresponderá à elaboração de um projeto básico de arquitetura visando a realização de Licitação Pública para a construção do edifício. A equipe deve elaborar e entregar o projeto em até 90 dias.
O L’acqua será construído em uma área de mil metros quadrados, ao lado do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), dentro do campus da Universidade Federal. Pensado para ser referência em estudos de água e meio ambiente no país, sua sede também deve seguir a linha da sustentabilidade e inteligência construtiva. A expectativa da Compesa e da UFPE é poder desenvolver um ambiente de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias que favoreça a melhoria dos serviços prestados pela companhia à população.
A partir dos estudos que serão feitos no centro, será possível encontrar soluções mais eficazes e menos onerosas para problemas como localização e contenção de vazamentos e mapeamento das redes de água e esgoto, além dos estudos voltados para eficiência energética, dessalinização, automação, micro e macromedição, reuso de resíduos sólidos e água. No que diz respeito à qualidade da água, os estudos devem ser direcionados para a criação de novas metodologias, tecnologias e equipamentos de análises químicas, físicas e biológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *