Orçada em mais de R$ 5 milhões, obra de barragem está paralisada em PE

Localizado em Belo Jardim, reservatório deveria ficar pronto no mês de abril.

Estão paralisados os serviços de ampliação da Barragem Pedro Moura Júnior, localizada em Belo Jardim e responsável por abastecer este município, Sanharó e Tacaimbó, além de fornecer água para Poção e Alagoinha, todos no Agreste. Orçada em mais de R$ 5 milhões, a obra iniciou em agosto e a conclusão era esperada para o próximo mês. A responsabilidade é dos governos estadual e federal.

Gerente regional da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Gilvandro Tito disse que houve dois problemas: a falta de recursos e a desapropriação de terras perto da barragem. “Na área que vai ser inundada, existem algumas residências. Essas construções terão que ser relocadas, mas têm que ser tratadas de uma a uma e são muitos proprietários. Por isso, está tendo esta dificuldade”, explica.

Barragem Pedro Moura Júnior, em Belo Jardim, Pernambuco (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)Reservatório opera com aproximadamente 11% da
capacidade (Foto: Reprodução/ TV Asa Branca)

Sobre a falta de recursos, o gerente regional informa que, “em relação a contrapartida do governo do estado, está em dia. Em relação ao governo federal, está atrasado”. Por meio de nota, o Ministério da Integração Nacional explica que foi verificada a necessidade de ajustes nos projetos apresentados referentes à barragem, e que o repasse de recursos só poderá ser feito depois da fase de adequação do plano de trabalho.

Depois das obras, a barragem poderá armazenar 38 milhões de metros cúbicos. Até lá e com a falta de chuvas, o reservatório está operando com aproximadamente 11% da capacidade, que é de 29 milhões de metros cúbicos. Mesmo assim, à espera da resolução dos trâmites burocráticos, os moradores próximos temem que “haja uma enchente, um rompimento e vá embora a água toda da barragem”, diz o aposentado José Rabelo.

barragem1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *