MPT investiga municípios de Serra Talhada e Belém do São Francisco

mptNesta quarta-feira (7), o Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco abriu inquéritos para investigar os municípios de Serra Talhada e Belém do São Francisco. Contras as cidades pesam a acusa ão de que faltam políticas efetivas para combater o trabalho infantil. Os procedimentos foram abertos em face de relatórios da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego que apontaram gravidade sobre o assunto. A ocorrência de trabalho infantil nas ruas e nas férias livres é o principal problema.

Os inquéritos serão conduzidos pelo procurador do Trabalho Ulisses Dias de Carvalho, que já solicitou uma série de informações. Dentre elas, que os municípios se manifestem sobre os relatórios de fiscalização da Superintendência; que apresentem informações sobre a existência e efetivação de políticas públicas de combate ao trabalho infanto-juvenil nas feiras livre e logradouros públicos e as cópias da lei orçamentária municipal com indicação das rubricas específicas para a implementação de programas de proteção à infância e à juventude.

Também foi pedido pelo MPT que os Conselhos Tutelares das cidades acompanhem a situação das crianças e adolescentes citadas nos procedimento.

Empresas – O MPT também instaurou procedimentos para investigar empresas que estariam usando mão de obra de crianças e adolescentes nas cidades. Em Serra Talhada, uma capotaria, uma serralharia e uma oficina mecânica estão sendo investigadas. Já em Belém de São Francisco, duas sorveterias tiveram inquéritos abertos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *