Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio é o novo Papa, Francisco

Foto: G1 (globo.com)

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.


Após uma eleição histórica, ele se torna o 266º Papa da Igreja -o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.

O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com a tradicional fórmula latina “Habemus Papam!” (“Temos um Papa!”), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos pelos fiéis que enfrentaram frio e chuva na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis argentinos.

Bergoglio, de 76 anos, escolheu se chamar Papa Francisco, sem o numeral.

A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.

Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção ‘Urbi et Orbi’ (para a cidade de Roma e para o mundo).

Ele foi bastante aplaudido e saudado. Antes, a aparição da “fumaça branca” que, na chaminé da Capela Sistina, indica a eleição do novo pontífice, já havia emocionado os fiéis.
Na breve aparição na varanda, falando em italiano com leve sotaque, ele agradeceu ao Papa Emérito Bento XVI e pediu orações para seu pontificado que se inicia.

O Vaticano informou que o Papa Francisco deve fazer uma oração nesta quinta, e depois se encontrar com os cardeais votantes na Capela Sistina.

No domingo, ele celebra a Hora do Angelus, na Praça de São Pedro.
A missa de Inauguração do pontificado ocorre na terça-feira, dia 19.

O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, está dividida e imersa em crises.

Fonte: do G1 São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *