ADUTORA EVITA COLAPSO DO ABASTECIMENTO EM SÃO BENTO DO UNA

IMG_1370RETRATISTA - ROBERTOPEREIRA (2) 

                                               A pior seca dos últimos 50 anos também  afeta o município de São Bento do Una, cidade localizada a 205 km do Recife. A falta de  chuvas deixou o  Sistema Bitury, formado pelas barragens Bitury e Pedro Moura, em situação de pré-colpaso prejudicando a distribuição  de água  da cidade. Para evitar  o colapso, a Compesa realizou uma obra emergencial para socorrer o município. Foi construída uma adutora, a partir da Barragem de Pau Ferro, em Quipapá, para transportar água para São Bento do Una

 A obra  foi inaugurada hoje (14)  pelo governador Paulo Câmara e contou com a participação   do secretário  de Desenvolvimento Econômico Thiago Norões e do presidente da Compesa, Roberto Tavares. Segundo o  dirigente da estatal, a Compesa  tem buscado alternativas, recomendadas pelo governador, para atenuar o sofrimento dos pernambucanos que vivem em regiões com dificuldade de abastecimento em função da escassez de chuvas no estado. “Este obra foi fruto de uma grande parceria entre o Governo do Estado, através da Compesa, e a Prefeitura do Município, comandada por  Débora  Almeida, que apoiou e acompanhou a obra nos mínimos detalhes”, afirmou Tavares.

                                       Para  deixar a cidade de São Bento do Una com água nas torneiras,  a Compesa investiu R$ 700 mil e vai beneficiar 26 mil pessoas. A obra foi realizada em um tempo recorde, de 40 dias.  A solução técnica  encontrada para levar água para São Bento do Una a partir da Barragem de Pau Ferro  só foi possível porque este manancial conseguiu se recuperar e está com 100% da sua capacidade. A cidade de São Bento do Una é um dos 68 municípios que serão beneficiados com a Adutora do Agreste, que está em execução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *