Secretaria de Agricultura beneficia produtores de inhame

Secretário Nilton Mota 2 (1)
Portaria regulamenta a outorga do uso da água dos mananciais para produção do inhame e de outras culturas irrigadas,além de facilitar o acesso ao crédito  bancário
Atendendo a uma solicitação dos produtores de inhame de Pernambuco, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) publicou, no Diário Oficial do Estado, uma portaria conjunta que vai facilitar o acesso ao crédito bancário, por meio de empréstimos junto a instituições financeiras. A medida beneficia, ainda, outros agricultores de cultura irrigada em todo o Estado, a exemplo de produtores do melão e hortaliças diversas.
Assinam a portaria as secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Econômico (SDEC), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Com a publicação, já está em andamento a liberação de recursos, principalmente oriundos do Pronaf, da ordem de R$ 40 milhões para os municípios de Bonito, Barra de Guabiraba, Camocim de São Félix, São Joaquim do Monte, localizados no Agreste Central.
Pernambuco ocupa lugar de destaque no cenário nacional, sendo o segundo maior produtor do Brasil, com uma produção de aproximadamente 25 mil toneladas por ano.”Identificamos o potencial de crescimento na produção do inhame que sofreria prejuízo sem o crédito. Junto com CPRH e Apac garantimos a licença ambiental e a outorga do uso da água por um ano, com o compromisso de discutirmos um modelo simplificado de caráter permanente”, pontuou o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.
 “A Secretaria de Agricultura  liderou o processo e atendeu a nossa reivindicação, o que vai trazer benefícios como um todo para o Estado, inclusive na geração de emprego e renda na região”,  ressaltou José Pinheiro, secretário de Agricultura e Recursos Hídricos de Bonito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *