Morre no Recife o ex-vereador Liberato Costa Júnior

Liberato teve dez mandatos de vereador, de 1955 a 2012.
Velório será na Câmara e enterro no Cemitério de Santo Amaro.

liba

Morreu nesta quarta-feira (13) o ex-vereador do Recife Liberato Costa Júnior, de 97 anos. Ele teve uma parada respiratória e estava em casa, no bairro do Hipódromo, Zona Norte da cidade. O velório será no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 18h. Já o sepultamento foi marcado para quinta (14), às 10h, no cemitério de Santo Amaro. A prefeitura decretou luto oficial de três dias.

Em dezembro, o ex-vereador foi internado no hospital Memorial São José, mas a família não autorizou a divulgação da causa do internamento pela unidade de saúde. De acordo com a assessoria do político, Liberato teve alta há nove dias e recebia cuidados em casa. Ainda segundo o assessor, ele morreu por volta das 13h.

Lliberato Costa Júnior tinha 97 anos. Era recifense do bairro da Boa Vista e dedicou toda a vida à política. Ganhou a primeira eleição de vereador do Recife em 1955. A partir daí, foram 10 mandatos na Câmara Municipal, a maioria deles pelo PMDB, partido que ajudou a criar.

Como presidente da Câmara, chegou a assumir, em 1963, o cargo de prefeito do Recife por dez meses, quando substituiu o então prefeito Miguel Arraes, que havia sido eleito governador de Pernambuco, e o vice Artur Lima tinha ganho a eleição de deputado federal.

Ainda na década de 60, Liberato foi eleito deputado estadual, mas foi cassado e preso em 1969 pelo regime militar. Uma época de péssima lembrança na memória do velho Liba, como ele era conhecido no meio político.

Nas eleições de 82, Liberato voltou à Câmara Municipal do Recife. Nas últimas eleições de 2012, não se candidatou, mas também não abandonou a política. Em época de eleição, virava um consultor de políticos e de jornalistas. Tinha uma memória brilhante.

A cada eleição, fazia as previsões dos candidatos que iriam ganhar e chegava a dizer até a quantidade de votos que cada um teria. Liberato Costa Júnior era viúvo e não tinha filhos. Morava no bairro de Campo Grande e era torcedor do Santa Cruz.

Em nota, o prefeito Geraldo Júlio lamentou a morte do político e disse que recebeu a notícia com “muito pesar”. “Tive o privilégio de desfrutar do convívio pessoal do velho ‘Liba’ e frequentemente receber seus conselhos e orientações sempre acertados sobre os rumos da cidade, resultado do seu profundo conhecimento do Recife e larga experiência política. Liba deixa muitos ensinamentos, um grande exemplo de amor pelo Recife e muita saudade”, afirmou.

Já o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, destacou a “memória viva” que o Recife e o estado perdem com a morte dele. “Sorte grande daqueles que tiveram a oportunidade única de ouvir as histórias que Liberato contava. Recorrendo à sua memória prodigiosa e ao bom humor sagaz, ele demonstrava a sua paixão pela capital pernambucana e um conhecimento único da nossa cultura política. Quero transmitir a minha solidariedade cristã aos familiares de Liberato. O Velho Liba vai fazer muita falta”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *