Uma maneira simples de combater o envelhecimento do seu corpo

O Dr. Frank Lipman é um pioneiro e internacionalmente reconhecido especialista nos campos de medicina funcional e integrativa. Ele é fundador e diretor do Eleven Eleven Wellness Center em Nova Iorque, Estados Unidos. Publicamos abaixo um resumo de seu último livro, ‘10 Reasons You Feel Old and Get Fat’ (’10 Razões Pelas Quais Você Se Sente Velho e Engorda’, em tradução livre).

mulher-idosa-fazer-exercicio-fisico

Ter músculos fortes é apenas uma maneira de se manter jovem.(Foto: Getty Images)

Quando você pensa em exercícios, qual a primeira coisa que vem à sua mente?

Eu acho que muitas pessoas começam pensando nos músculos, mas e as partes do seu corpo que ficam entre eles, conectando músculos a músculos, músculos a ossos, e ossos a ossos? Os tendões, ligamentos, e particularmente a fáscia têm uma importância crucial para a saúde e o bem-estar — e mesmo assim costumam ser ignorados por médicos, treinadores e gurus de exercícios.

O que existe entre os músculos?

  • Fáscia: lâminas de tecido fibroso que se unem aos ossos, músculos, tendões, nervos, vasos sanguíneos e órgãos. A fáscia superficial fica perto da superfície — logo abaixo da pele. A fáscia profunda está localizada mais embaixo. Você precisa da fáscia para que seus músculos se movam facilmente, mas conforme você envelhece —  e especialmente se você teve lesões, não se manteve ativo ou não costumava se alongar frequentemente — sua fáscia tende a ficar mais rígida. Quando isso acontece, você pode desenvolver aderências: locais onde os tecidos que deveriam ser separados pela fáscia se uniram e endureceram. Lesões, inflamações e estresse crônico podem causar aderências. Como resultado você se sente rígido, sem flexibilidade, tem o seu equilíbrio afetado e pode até sentir dor.
  • Tendões: cordões fibrosos que unem os músculos aos ossos. Os seus músculos se comunicam com o seu cérebro pelo sistema nervoso, então se você quer se mover, move seus músculos, que confiam nos tendões para transferir a energia do movimento para os ossos. Os tendões podem se inflamar facilmente, causando a dolorida condição conhecida como tendinite. As sugestões de dieta, suplementação e estilo de vida descritas ao longo deste livro podem ajudar a curar e prevenir a tendinite ao reduzirem a inflamação. Os exercícios também possuem importantes benefícios anti-inflamatórios.
  • Ligamentos: tecido fibroso que conecta os ossos diretamente a outros ossos. Ao manter seus ossos no lugar, eles dão suporte às articulações. Ligamentos saudáveis são fundamentais para prevenir entorses e dores. Para prevenir lesões nos ligamentos é essencial manter os músculos, os tendões e a fáscia em forma.

Como médico, eu sei o quanto estes conectores — especialmente a fáscia — podem ser importantes, uma das razões pelas quais eu acredito que a flexibilidade é tão fundamental quanto a força, principalmente quando envelhecemos. Não me entenda mal: a força é importante. Você quer ter braços fortes o suficiente para carregar malas e pernas fortes o suficiente para suportarem o peso do seu corpo. Mas você também quer se sentir flexível, maleável, e aberto a novas experiências, porque esta sensação de flexibilidade e abertura é uma das nossas melhores defesas contra a sensação de estarmos velhos.

Pense no que acontece quando você se sente estressado ou aborrecido. Se você é como a maioria das pessoas, fica tenso, geralmente em um local característico; você enrijece aquela parte do seu corpo uma e outra vez. Talvez você se restrinja quando está em uma discussão com o seu chefe ou o seu cônjuge e tensione o maxilar. Talvez você encolha os ombros quando um membro da família começa a fazer piadas sobre um parente. Talvez, ao pensar na longa lista de obrigações que o espera enquanto ainda está na cama, você tente se apressar e dê um “mau jeito” nas costas. Repita estes movimentos centenas ou milhares de vezes ao longo dos anos, sem nunca fazer ioga, massagem, acupuntura, ou até alongamentos leves para soltar as áreas afetadas, e quando você tiver 40, 50 ou 60 anos poderá ter desenvolvido um incômodo, dor ou rigidez permanentes.

Estes insultos à fáscia são potencializados se você tem um trabalho que o obrigada a se manter sentado durante várias horas. Os tecidos se realinham para que possam acomodar esta postura habitual, sentando-se de maneira errada e com os ombros arredondados. Os músculos presentes na parte posterior da coxa se tornam mais curtos, o que arredonda a parte inferior das costas e puxa a pélvis para a frente. Os ombros também vão para a frente, e se deslocam lentamente para cima, na direção das suas orelhas. Quando você tenta focar seu olhar, seu queixo vai para a frente tensionando os músculos e a fáscia na base do seu crânio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *