Jarbas cogita largar a vida pública

 

Em comemoração prestigiada pelas principais lideranças partidárias do estado, senador falou sobre futuro político (Blenda Souto Maior/DP/D.A Press)

Do Diario de Pernambuco – Tércio Amaral
 
Apesar do desejo de renovar seu mandato no Senado, peemedebista admite deixar a política caso o cenário eleitoral não favoreça

Uma das maiores lideranças políticas de Pernambuco pode “pendurar as chuteiras”. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) admitiu, pela primeira vez, que pode deixar a vida pública caso os arranjos eleitorais não lhe sejam favoráveis em 2014. Ontem, na comemoração do seu 71º aniversário, o peemebebista histórico, que chegou a ser governador e prefeito do Recife por duas vezes, revelou que caso não consiga viabilizar sua candidatura à reeleição ao Senado pode disputar uma vaga na Câmara Federal. “Só não vou ser candidato (deputado federal) se for prejudicar Raul Henry (PMDB). A vaga é dele, não é minha”, comentou, destacando que se nenhum dos dois projetos forem consolidados, cogita deixar a vida pública.

Na comemoração, ontem, em seu escritório no bairro da Ilha do Leite, o senador demonstrou sua força política. O encontro reuniu o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e os prefeitos do Recife, Geraldo Julio, ambos do PSB, e de Jaboatão, Elias Gomes (PSDB). Ainda estiveram presentes vários deputados federais e estaduais, da oposição e do governo, como também vereadores e secretários de governo. Aliás, a ida do governador ao “beija-mão” do senador foi um gesto importante dentro da Frente Popular.

Os dois afastaram os rumores de que estariam num processo de distanciamento depois das especulações de que Campos deixaria de disputar a Presidência das República no próximo ano e iniciaria um processo de reaproximação com o PT. “Eu integro uma força comandada pelo governador. Ano passado, nós chegamos sem nenhuma exigência. Sabíamos das dificuldades e do descaso do PT na cidade (Prefeitura do Recife). Raul, que era candidato, retirou o projeto, e apoiamos Geraldo Julio sem nenhum compromisso de cargo. Sem toma lá, dá cá. Então, não tem porque ficar cobrando nada do governador, ficar cobrando apoio disso ou daquilo”, declarou o senador.

“Não existe nenhuma cobrança, nenhum compromisso de apoio. Pelo que eu sei, ele ainda (Eduardo Campos) continua dialogando com o ex-presidente Lula (PT). Temos que aguardar isso. No meu caso, eu vou lutar pelo que eu já conquistei”, completou, ao destacar que seu projeto de reeleição não está atrelado exclusivamente ao apoio do PSB em Pernambuco.

Fontes do PMDB afirmam que o senador tem outros planos, que envolvem o Executivo estadual. Um aliado avaliou que Jarbas só disputa uma vaga de deputado federal caso Raul Henry seja o vice numa eventual chapa para o governo do estado em 2014, com um socialista na cabeça. Por enquanto, o senador continua sendo uma das vozes mais críticas da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT).

  Escrito por Magno Martins,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *