Quanto mais atraente for a mulher, menor a chance do homem usar a camisinha

Texto: Maribel Barros

Sem dúvida, existem muitas desculpas para não se usar camisinha, mas você nunca deve ter pensado que “ela é bonita demais” estaria entre elas, e de acordo com pesquisas recentes, isso pode ser verdade.

Os homens preferem não usar preservativos com mulheres atraentes: Foto: Peopleimages.com / Getty Images.

Para o estudo, pesquisadores da Universidade de Southampton e da Universidade de Bristol, pediram a um grupo de homens heterossexuais, entre 19 e 61 anos, para avaliar 20 mulheres em uma escala de 1 a 100. Apenas olhando uma foto de rosto eles deveriam considerar os seguintes fatores:

  • A probabilidade de ter relações sexuais com a mulher, no caso dos solteiros.
  • A probabilidade de usar preservativos durante a relação.
  • De um grupo de 100, quantos desejariam fazer sexo com a mulher da imagem.
  • Quais seriam as chances dessa mulher ter uma doença sexualmente transmissível.

Após compilar todos os dados da pesquisa, os pesquisadores descobriram que quanto mais atraente era a mulher, menores eram as chances dos homens considerarem o uso do preservativo.

Eles também descobriram que, quanto mais atraentes os homens se achavam, menores eram as chances de concordarem em usar camisinha.

“Os homens estão mais dispostos a fazer sexo sem camisinha com mulheres atraentes, mesmo acreditando que elas estejam mais propensas a terem doenças sexualmente transmissíveis”, disse Anastasia Eleftheriou, professora, pesquisadora e autora do estudo ao Washington Post.

Vale ressaltar que o estudo descobriu que quanto menos atraente for a mulher, maiores as chances do homem concordar em usar preservativo. Aparentemente, o nível de atração da parceira interfere na probabilidade dos homens praticarem sexo seguro.

Por que?

Os responsáveis pelo estudo especulam que o fenômeno tem a ver com dois fatores:

  1. O desejo de reproduzir com mulheres sensuais.
  2. A crença de que ter relações sexuais com mulheres atraentes eleva o status dos homens, o que os deixaria dispostos a correr riscos maiores.

Após a publicação dos resultados no British Medical Journal Open, os pesquisadores reconheceram que este foi um estudo pequeno (apenas 51 participantes), mas que gostariam que os resultados servissem para informar as pessoas e ajudá-las a tomar decisões mais sensatas sobre suas vidas sexuais. Eles também insistiram que deveria haver mais pesquisas visando educar e motivar as pessoas a fazerem sexo seguro.

Embora os motivos para não se usar um preservativo durante uma relação sexual possam ser muitas, ficou claro que o nível de atração da parceira é uma delas.