Médico debocha de paciente na internet e é afastado de hospital.

Um médico plantonista do Hospital Santa Rosa de Lima, em Serra Negra, São Paulo, foi afastado do trabalho depois de ter debochado de um paciente. Em uma foto publicada na rede social Facebook, Guilherme Capel Pasqua mostra um receituário médico com os dizeres “Não existe peleumonia e nem raôis”.

O paciente que falou as palavras em questão foi o mecânico José Mauro de Oliveira Lima, de 42 anos, de acordo com o site G1. Ele estudou até o segundo ano do Ensino Fundamental e não pronuncia corretamente algumas palavras, segundo seu enteado, o eletricista Claudemir Thomaz Maciel da Silva, 25 anos, que o acompanhou na consulta.

Claudemir disse em entrevista ao G1 que o padrasto dele foi diagnosticado com pneumonia e que a reação do médico quando perguntado sobre o tratamento para “peleumonia” não foi nada profissional.

“Quando meu padrasto falou ‘pneumonia’ e ‘raios x’ de forma errada, ele deu risada. Na hora, não desconfiamos que ele iria debochar depois na internet. O que ele fez foi absurdo. O procurei e escrevi para ele na rede social que, independente de ele ser doutor, não existe faculdade para formar caráter. Assim que ele viu minha postagem, apagou a foto.  Ele não quis conversar com a gente”, relatou ao G1.

O eletricista conta que o mecânico ainda não sabe da repercussão que o assunto tomou na Internet e que ele vai ficar muito triste. Claudemir explicou que o mecânico não concluiu os estudos porque trabalhava como cozinheiro  quando era mais jovem. “Lembro que ele estudava, mas precisou abandonou as aulas para cuidar de mim. Tive tuberculose aos dois anos e, nessa época, ou ele estudava ou pagava meus remédios”, lembrou oentenado na entrevista ao G1.

Conduta do médico será avaliada:
O Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp) informou que vai instaurar uma sindicância para avaliar a conduta do médico.

Em entrevista à EPTV, Guilherme Capel disse que não teve a intenção de ofender e que o fato era apenas uma brincadeira entre médicos. Ele pediu desculpas aos que falam “peleumonia” e “raôxis” e acredita que o contexto social define as regras da Língua Portuguesa. Formado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Guilherme também falou que vai processar quem postou a foto na web.