Celpe é multada em R$ 1 milhão por desmatamento na Serra dos Cavalos.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi multada pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, em R$ 1 milhão. De acordo com a assessoria do Ministério Público de Pernambuco  (MPPE), a determinação foi por desmatamento no Parque João Vasconcelos Sobrinho, na Serra dos Cavalos, uma área de proteção ambiental.

Em nota, a Celpe disse que a rede de distribuição no parque possui licença ambiental concedida pela agência competente. “As manutenções e podas de vegetação em áreas de proteção são realizadas por empresas prestadoras de serviço e previamente comunicadas aos órgãos ambientais para acompanhamento e orientação das ações”, informou a nota. A empresa disse ainda que apresentou recurso à Prefeitura de Caruaru.

O MPPE informou que uma reunião na sede do órgão foi realizada nesta quarta-feira (17), com a Celpe, a prefeitura e a associação que cuida do parque. A Companhia terá que replantar 3.336 árvores em seis lotes no parque até junho de 2017.

Conforme a assessoria de comunicação do Ministério Público, a promotora Gilka Miranda afirmou que o desmatamento configura crime ambiental e que a Celpe teria descumprido também a legislação municipal.

O MPPE informou que vai acompanhar o cumprimento das medidas recomendadas à Celpe. O setor jurídico da Companhia pediu para discutir o valor da multa e uma nova reunião foi marcada para o dia 21 de setembro, segundo o Ministério Público.

Fonte:G1