Sistema Pirangi vai abastecer dez cidades do Agreste a partir de Janeiro

gov-visita-pirangi

                                                  Em Catende, o governador conferiu o ritmo das obras que já estão concluídas 60%. Mais de 800 mil pessoas serão beneficiadas

 O governador Paulo Câmara visitou, nesta terça-feira (25), um dos canteiros da obra do Sistema Pirangi, localizado às margens da PE-120, no município de Catende, na Mata Sul. O empreendimento é uma  das soluções  encontradas pelo governo do estado para atender dez municípios do Agreste, entre eles, Caruaru, que enfrentam os efeitos do quinto  ano  consecutivo de seca. O projeto  está 60% concluído e deve ficar pronto em janeiro de 2017, beneficiando mais de 800 mil pessoas. A visita foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões e pelo presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares. Antes de inspecionar as obras, o governador conversou  com os operários que  estavam trabalhando no local.

A obra é um investimento de R$ 60 milhões, recursos garantidos pelo convênio assinado entre o Governo do Estado,  Compesa  e Banco Mundial. “Essa é uma obra que terá um papel fundamental para  melhorar o abastecimento de água de  cidades do Agreste. Imprimimos um ritmo acelerado, que nos permite cumprir os prazos das etapas. É muito importante manter esses prazos porque janeiro é um momento crítico que nós estamos prevendo para o Prata”, salientou Paulo Câmara. Por causa da demora na conclusão de obras federais, foi necessário que o estado tomasse uma providência imediata para o enfrentamento aos efeitos da estiagem. “As obras estruturadoras como a Adutora do Agreste e a Transposição do Rio São Francisco estão em um ritmo muito aquém do necessário. Então, nós tomamos essa decisão de levar água da Mata para o Agreste”, afirmou o governador.

Segundo o presidente da Compesa, Roberto Tavares, o  Sistema Adutor do Pirangi vai permitir a regularização da vazão da Barragem do Prata, localizada na cidade de Bonito, em 500 litros por segundo. “O  Prata terá  água durante todo o ano e não apenas no inverno”, revela  Tavares. Dessa forma, será ampliada a oferta de água para Caruaru, e também para outras nove cidades da região, são elas: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Agrestina, Altinho, Ibirajuba, Cachoeirinha, Cumaru, Passira e Riacho das Almas.

O Sistema do Pirangi é composto por uma  captação de água no  rio Pirangi, em Catende, que irá transportar água por meio de uma  adutora com 27 quilômetros de extensão  até a Barragem do Prata, e que atende cidades do Agreste, entre elas,  Caruaru. Duas estações elevatórias (sistemas de bombeamento) garantirão  o funcionamento do sistema, que está sendo construído em tempo recorde. “Iniciamos as obras em junho deste ano e estamos correndo para finalizar as intervenções em janeiro de 2017, conforme determinação do governador Paulo Câmara, observou o presidente da  Compesa, Roberto Tavares. A obra é executada com jornada estendida, durante alguns dias da semana, de acordo com o Roberto Tavares, com o intuito de acelerar a conclusão do empreendimento.

“Desde que a Barragem de Jucazinho, em Surubim, entrou em colapso, nós estamos fazendo arranjos operacionais, aumentamos os rodízios para atender mais cidades, e  estamos atendendo ou reforçando o abastecimento por meio de carros-pipa. Agora com Pirangi será possível reforçar água para Caruaru,  reduzir o rodízio e  aliviar a situação das demais cidades,”  finalizou Tavares.

governador-conversa-com-operarios-da-obra-de-pirangi obra-pirangi-em-ritmo-acelerado secretario-thiago-noroes-visita-obra-pirangi