FHC e Lula: civilidade em momento de divisão no país

2/2/2017- São Paulo- SP, Brasil- O ex-presidende Lula recebe a visita de Fernando Henrique Cardoso, no Hospital Sírio Libanês, onde está inernada dona Marisa Letícia, que teve  morte cerebral nesta quinta-feira (2). Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula
 Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

Marisa Letícia Lula da Silva cumpriu bem o papel dela como militante política e chefe de família. Ela ajudou a fundar o PT em 1980 e articulou uma resistência de mulheres contra a prisão de Lula e outros sindicalistas durante a ditadura militar.

Na prática, dona Mariza foi a chefe da família Lula da Silva. Como o ex-presidente da República sempre teve uma atuação muito pública, cheia de viagens e compromissos, ela agia para proteger a vida privada dele e da família.

Tem importância pessoal e política o abraço que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi dar em Lula nesta quinta no hospital. O petista adotou gesto semelhante quando compareceu ao velório de dona Ruth Cardoso, esposa de FHC.

Num momento de divisão política e luta acirrada no debate público no Brasil, o encontro tem forte simbolismo. Apesar das desavenças políticas, FHC e Lula dão exemplo de solidariedade e civilidade.

Fonte: Magno Martins.