SDS diz que mais de 4,2 mil militares terão ascensão na carreira até 2018

O secretário de Defesa Social Angelo Gioia garante que, até março de 2018, a Polícia Militar de Pernambuco e Corpo de Bombeiros terão, no total, 4.267 promoções nas carreiras de praças, que incluem soldados, cabos, sargentos e subtenentes.

O número vem de um balanço finalizado, nesta quinta 22, pelos recursos humanos da Secretaria de Defesa Social, a pedido do secretário.

“As ascensões começam no próximo mês, quando 1.594 militares aumentarão de patente em suas corporações”.

“Na carreira militar, mais que os reajustes a partir de negociações salariais, a ascensão de graduação ou patente é o que garante as melhorias mais impactantes na remuneração. E foi essa a concepção primordial do Plano de Cargos de Carreiras (PCCV) das corporações. E, quando se criam novas vagas para uma faixa, há um efeito cascata, beneficiando quantidade aproximada nos níveis inferiores de graduação”, explica o secretário Angelo Gioia.

As novas vagas nas patentes superiores foram criadas pelo PCCV da categoria, sancionado na semana passada governador Paulo Câmara, e pela ampliação das oportunidades via seleção interna do Curso de Formação de Oficiais da Administração (CFOA) deste ano.

“Após as promoções do mês de março, as próximas ascensões ocorrem ainda no primeiro semestre deste ano, quando 1.009 soldados (PM e CBMPE) serão promovidos à graduação de cabos. No 2º semestre de 2017, serão mais 1.164 oportunidades de ascensão na Polícia Militar, com a promoção de 194 praças, entre subtenentes e sargentos, ao oficialato. Com isso, surgem, automaticamente, 194 vagas para subtenentes, 194 para 1º sargentos, 194 para 2º sargentos, 194 para 3º sargentos e 194 para cabos”.

Em março de 2018, serão criadas mais 100 vagas para o posto de subtenente, aumentando também a mesma quantidade de oportunidades para os demais postos inferiores. Automaticamente, também em março, mais 500 militares (subtenentes, 1º sargento, 2 sargento, 3 sargento e cabos) serão promovidos.

Fonte: Jamildo.