Galo da Madrugada é erguido no Centro do Recife

Foto: NE10.

Figura tradicional no Carnaval de Pernambuco, a escultura gigante do Galo da Madrugada ficou de pé na Ponte Duarte Coelho, área central do Recife, por volta das 6h desta sexta-feira (24) e de lá ele não deve arredar o pé até a terça-feira Gorda.

Após sete anos sob a responsabilidade do artista plástico Sávio Araújo,a ornamentação da estrutura gigante pasosu às mãos do jornalista e grafiteiro Flávio Barra. A opção pelo grafite é para manter a sintonia com a ornamentação da cidade, também feita com base em grafites.

A escolha, a propósito, causou polêmica entre outros grafiteiros. Na terça-feira (21), o Galo chegou a ser alvo de vândalos, que tentaram atear fogo na alegoria. Sem sucesso, o grupo jogou tinta na estrutura.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Com o início da montagem, o Centro do Recife virou área de difícil circulação, principalmente para os automóveis, por causa do Carnaval 2017. Com o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a montagem da alegoria gigante, 141 linhas de ônibus, entre convencionais, bacuraus e BRTs, estão com o itinerário alterado. Ruas antes utilizadas apenas pelos carros, agora estão com o tráfego dividido com o transporte coletivo.

Fonte: NE10.