Prefeito oficializa união homoafetiva no interior de São Paulo

O prefeito de Lins, cidade do interior de São Paulo, Edgar de Souza (PSDB), casou-se, no último sábado (4), com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, com quem mantinha união estável há 13 anos. O político foi o primeiro candidato a prefeito assumidamente homossexual do Brasil a ganhar uma eleição e se reeleger.

O Diversidade Tucana, segmento de políticas LGBT do PSDB, considerou a união do prefeito de Lins, no Interior de São Paulo, um marco na história do País. 

Os noivos entraram acompanhados pelos pais, familiares, além de pajens e daminhas de honra com as alianças. Segundo o jornal Estado de S. Paulo, a juíza de casamento Aline de Oliveira, expediu a certidão de matrimônio. “Fizemos questão desse momento para dizer a todos que nos amamos. Corrupção é feio, lavagem de dinheiro é feio, mas o amor é muito bonito”, discursou o prefeito.

Oposição tentou usar a homossexualidade de Edgar de forma negativa

Edgar estreou na política aos 20 anos, em 2000, eleito para o primeiro mandato como vereador. Foram três mandatos consecutivos até 2012, quando foi eleito prefeito. Na campanha, decidiu assumir que era gay.

Antes da eleição, os adversários distribuíram uma foto dele com o parceiro encostado em seu ombro e a frase: “Se votar no 45, essa família vai governar a sua.” Conforme Edgar, o efeito foi contrário. “Muita gente passou para nosso lado, tanto que a gente tinha 42% e fomos eleitos com 53%. A cidade rejeitou a homofobia.”

Fonte: NE10.