Pernambucano de Tabira é o novo presidente da Contag

O pernambucano (de Tabira) Aristides Santos foi eleito nesta sexta-feira (17) para a presidência da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Ele é o atual secretário de Administração e Finanças da entidade.

Mais de 2 mil delegados participaram do 12º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares, responsáveis pela eleição da nova diretoria da Contag para o biênio 2017-2021. A posse será no final de abril.

A nova direção terá 12 diretores das cinco regiões do Brasil e, pela primeira vez nos 53 anos da entidade, contará com a paridade de gênero, ou seja, serão 6 homens e 6 mulheres.

O atual presidente da Contag, Alberto Broch, permanece na nova diretoria, tendo sido eleito para o cargo de vice-presidente e secretário de Relações Internacionais.

Aristides Santos chega à presidência da Contag após ter permanecido sete anos na Secretaria de Finanças e Administração. Ele é agricultor familiar e mantém a atividade produtiva em regime de comodato, com seus pais e dois irmãos, numa pequena propriedade da família de apenas 10 hectares.

É graduado em Letras e iniciou sua militância política nos anos 80 nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Ajudou a criar o Partido dos Trabalhadores em 1987 e disputou a prefeitura de sua cidade em 1988.

Foi vereador pelo PT em duas legislaturas (1997 a 2004) e vice-prefeito (de Josete Amaral) de 2005 a 2008.

Em 1987, com apenas 23 anos de idade, foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira, tendo exercido três mandatos.

Foi ainda vice-presidente da CUT-PE no período de 1990 a 1995 e em julho de 2002 foi eleito presidente da Fetape (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Pernambuco).