Famílias de Bezerros são beneficiadas com inauguração de barragem e entrega de títulos de posse

O assentamento de Boas Novas, em Bezerros, no Agreste, está melhor preparado para o período chuvoso. Antiga demanda da população local, foi inaugurada uma barragem que leva o mesmo nome da comunidade, com capacidade para atender 500 famílias. Um investimento de R$ 100 mil da Secretaria de Agricultura do Estado. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (20), contou com a presença do prefeito Branquinho, dos deputados federal Danilo Cabral (PSB) e estadual Waldemar Borges (PSB), do secretário de Agricultura, Nilton Mota, de vereadores e lideranças locais.

O deputado Danilo Cabral lembrou que a ordem de serviço para a obra foi assinada em 13 de fevereiro como parte do esforço do Governo do Estado para minimizar os efeitos da estiagem que atinge o Estado há sete anos e deixou Bezerros em colapso. “Através da Compesa, temos ações voltadas para a área urbana, como a transposição do Rio Sirinhaém para o Sistema Brejão, e através da Secretaria de Agricultura, estamos atendendo as demandas do mundo rural”, afirmou. Ele disse que também estão sendo perfurados dez poços artesianos na zona rural do município.

“Nesse cenário de crise, o governador Paulo Câmara tem pedido que a gente introduza políticas integradas, reforçando as parcerias com as prefeituras. Dessa forma, podemos ampliar as ações de melhoria na qualidade de vida das pessoas. Foi a parceria entre a prefeitura e o Governo que possibilitou a realização dessas obras”, discursou Nilton Mota. O secretário anunciou a ampliação do número de pessoas atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite) – Leite de Todos. “Atualmente, são atendidas 38 famílias e vamos passar para 100 famílias a partir do próximo mês”, disse.

 

O prefeito Branquinho afirmou que a ação foi um dos compromissos assumidos durante a campanha e destacou o trabalho do Governo do Estado. “Nós temos pressionado o Governo e nossos deputados para trabalhar pelos compromissos que assumimos e o resultado já aparece com as obras que estão sendo feitas para o abastecimento d’água do município”. O prefeito ressaltou que, segundo informações da Compesa, a integração do Sistema Brejão está em fase de testes e deve entrar em operação nos próximos dias.

 

Na ocasião, foram entregues 30 títulos de Concessão de Uso Real da Terra aos agricultores do assentamento Canavieira. Criado desde 1990, o assentamento tem um total de 44,808 hectares onde vivem famílias de trabalhadores rurais que produzem hortaliças comercializadas nas feiras livres que abastecem a região. “Assegurar os títulos de terra a esses agricultores simboliza a abertura de caminho às políticas públicas de melhoria do campo e o compromisso do Governo do Estado em buscar mais dignidade aos trabalhadores rurais”, explicou o presidente do Iterpe, Paulo Lócio.

 

 

Fotos: Josué da Mata