Vacinação contra a gripe começa nesta segunda (24)

A partir desta segunda-feira (24), tem início nos postos de saúde de Pernambuco a vacinação contra a gripe, dentro da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Mais de 2,3 milhões de pessoas são contempladas com a imunização no Estado. Neste ano, a meta do Governo é vacinar, no mínimo, 90% da população total.

Além do vírus da influenza A (H3N2), a vacinação protege contra a influenza A (H1N1), que não teve casos confirmados neste ano, e a influenza B. A vacina é importante, mesmo para quem já foi imunizado. “A vacina contra a influenza tem validade de um ano. Por isso, é importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários, e se vacinaram o ano passado, procurem os postos de saúde para serem imunizados”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo.

Em casos de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a normalização do quadro. As pessoas com histórico de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou reação a qualquer componente da vacina, e para pessoas com alergia grave comprovada relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

A Influenza

Também conhecida como gripe, é uma infecção viral aguda altamente contagiosa, que afeta o sistema respiratório. A transmissão acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar. Até o dia 25 de março deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 280 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 29 foram de influenza A (H3N2) Sazonal, vírus que faz parte da composição da vacina contra a influenza. 

Quem pode se vacinar

A vacina contra a influenza está disponível para: idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, professores dos ensinos básico e superior de escolas públicas e privadas e profissionais de saúde. A vacinação é feita em uma dose, exceto para menores de 9 anos, que devem tomar uma segunda 30 dias após a primeira.

Fonte: TV Jornal.