Arcebispo de Olinda e Recife convoca população para greve geral desta sexta

O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, através de sua página no Facebook, realizou na manhã desta terça (25) uma convocação para a greve geral da próxima sexta-feira (28) contra a reforma trabalhista e a reforma da Previdência. O ato é uma mobilização nacional e várias categorias já se mostraram favoráveis à causa.

Em vídeo, o arcebispo convidou ‘homens e mulheres de boa vontade’ para o protesto. “A classe trabalhadora não pode permitir que os direitos arduamente conquistados, com intensa participação democrática, sejam retirados”, disse.

Saburido ainda acrescentou. “Qualquer ameaça a esses direitos merece imediato repúdio. Não podemos concordar com propostas de reformas que atingem apenas os trabalhadores assalariados do Brasil”.

Na Missa de Páscoa, no último dia 16, o religioso já havia criticado as reformas. Na ocasião, afirmou que os brasileiros devem estar prontos ‘para lutar sem cessar’.

A Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no final de março, divulgou uma nota em que defendeu a Constituição Federal de 1988, informando que em seu artigo 6º se estabelece a Previdência como um direito e não uma ‘concessão governamental’.

Confira a íntegra da nota da CNBB sobre a PEC 287/16, que trata sobre a reforma da Previdência

“Ai dos que fazem do direito uma amargura e a justiça jogam no chão”
(Amós 5,7)

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunido em Brasília-DF, dos dias 21 a 23 de março de 2017, em comunhão e solidariedade pastoral com o povo brasileiro, manifesta apreensão com relação à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, de iniciativa do Poder Executivo, que tramita no Congresso Nacional.

O Art. 6º. da Constituição Federal de 1988 estabeleceu que a Previdência seja um Direito Social dos brasileiros e brasileiras. Não é uma concessão governamental ou um privilégio. Os Direitos Sociais no Brasil foram conquistados com intensa participação democrática; qualquer ameaça a eles merece imediato repúdio.

Abrangendo atualmente mais de 2/3 da população economicamente ativa, diante de um aumento da sua faixa etária e da diminuição do ingresso no mercado de trabalho, pode-se dizer que o sistema da Previdência precisa ser avaliado e, se necessário, posteriormente adequado à Seguridade Social.

Os números do Governo Federal que apresentam um déficit previdenciário são diversos dos números apresentados por outras instituições, inclusive ligadas ao próprio governo. Não é possível encaminhar solução de assunto tão complexo com informações inseguras, desencontradas e contraditórias. É preciso conhecer a real situação da Previdência Social no Brasil. Iniciativas que visem ao conhecimento dessa realidade devem ser valorizadas e adotadas, particularmente pelo Congresso Nacional, com o total envolvimento da sociedade.

Fonte: JC.