O dia foi todo para ele: 95 anos de amor!

Postado por Magno Martins às 20:42
 
Valeu a pena acordar cedo para pegar a estrada rumo à Afogados da Ingazeira e viver a emoção de um dia muito especial: a comemoração dos 95 anos do meu pai Gastão Cerquinha. Do Recife, vim em companhia de minha irmã Ana. Em Afogados, mais dois dos nove filhos estão presentes: Augusto e Tarso. Os demais não puderam comparecer. Em 2015, foi seu último niver que reunimos na mesma mesa em torno dele os nove filhos.

As comemorações se estenderam por todo dia. Nada de festa, para não contrariar o antifestivo Gastão. No lugar dos regabofes, muito amor, dos filhos, dos netos e até dos bisnetos. Até o mais novo bisneto Luis Gustavo, de apenas quatro meses, fez questão de vir cair nos braços do bisavô. Papai teve um dia muito feliz. Coube a Ana, com a paciência de Jó que Deus lhe deu, de ler todas as mensagens dos filhos para ele, que chegaram por e-mail, pelo zap e pelas redes sociais.

Meu amado pai me legou algo que nunca esqueço: a honra e a honestidade. Vem de dentro dele, herdado dos seus pais, cuja raiz é portuguesa, mas bandeirantes, desbravadores do Sertão. Sertão que papai se apegou e tanto ama. Ama porque ama. O amor não se explica. Floresce porque floresce.

Em meio a lágrimas e sorrisos saiu dele e proliferou em nós um amor infinito que ninguem pode descrever. Ele ama os filhos com uma intensidade tamanha, de forma tão linda e apaixonante que por mais que possamos retribuir ainda é muito pouco. Posso não ser o melhor dos filhos, nem o melhor dos pais, mas minhas melhores qualidades certamente vieram dele, com aquele jeito manso de falar, aquele sorriso aberto de felicidade e de ternura.

Em meio a lágrimas a sorrisos saiu dele e proliferou em nós um amor infinito que ninguem pode descrever. Ele ama os filhos com uma intensidade tamanha, de forma tão linda e apaixonante que por mais que possamos retribuir ainda é muito pouco. Posso não ser o melhor dos filhos, nem o melhor dos pais, mas minhas melhores qualidades certamente vieram dele, com aquele jeito manso de falar, aquele sorriso aberto de felicidade e de ternura.

Esse amor que sinto pelo meu pai nunca vai apagar. Quando estou ausente, sinto um saudade imensa, que dói e fere. Amor infinito é assim.

Feliz aniversário, meu pai, mestre, amigo de todas as horas, minha razão de viver.