Pernambuco em alerta para a Síndrome Respiratória Aguda Grave

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, Pernambuco registrou até o dia 08 de abril, 382 casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 42 casos a mais do que no mesmo período de 2016, quando o Estado havia registrado 340 casos da doença. A Síndrome Respiratória Aguda Grave é caracterizada com uma das complicações mais severas da gripe e de outras doenças respiratórias.

Ela está associada, na maioria dos casos, à H1N1. Nos casos registrados em Pernambuco, a maioria era de crianças com menos de 4 anos. Os sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave são bem parecidos com os de uma gripe comum como febre, tosse e dores na garganta.

Prevenção

Para se prevenir da Síndrome Respiratória Aguda Grave é necessário que os grupos prioritários sejam vacinados. Entre os que devem receber a vacina estão crianças de 0 a 5 anos, gestantes, idosos e portadores de doenças respiratórias crônicas. A campanha de vacinação contra a H1N1 e outros vírus começou para esses grupos na segunda (24). A vacina está disponível nos postos de saúde e Upinhas.

Fonte: TV Jornal.