Cassado e exilado durante a ditadura, Maurílio Ferreira Lima foi deputado por 4 vezes

Falecido na madrugada desta quarta-feira aos 77 anos, Maurílio Figueira Ferreira Lima nasceu em 29 de março de 1940 na cidade de Limoeiro, no agreste pernambucano e estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se graduou no curso de direito. Na vida política, foi deputado federal por quatro legislaturas, a primeira em 1968 pelo MDB, quando no final daquele ano teve o mandato cassado pela ditadura através do AI-5. Com a expulsão, foi exilado na Argélia, onde exerceu o cargo de Procurador no Ministério da Agricultura entre os anos de 1969 e 1979.

De volta ao Brasil, ocupou o posto de suplente de deputado federal pelo PMDB entre os anos de 1983 e 1985, sendo efetivado em 1º de janeiro de 1986 e permanecendo até 1995, por mais dois mandatos. Já em 2001, após mais dois anos como suplente, assumiu mais uma vez a cadeira de deputado federal, onde se manteve até 2002.

Atividade na Câmara

Em seu período na Câmara, foi relator de uma CPI sobre irregularidades na Previdência Social e participou de comissões permanentes de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informação, Direitos Humanos, Defesa Nacional e Relações Exteriores.

No Governo Fernando Henrique Cardoso foi presidente da Radiobras e secretário de Estado no Governo de Jarbas Vaconcelos.

Nos últimos anos, Maurílio fez participações na Rádio Jornal nos programas de Geraldo Freire e Ednaldo Santos.

Fonte: JC.