Baleia azul: Ministério Público manda pais monitorarem as redes sociais dos filhos

Com pelo menos sete casos investigados em Pernambuco, o Ministério Público Estadual se mostra atento ao jogo Baleia Azul. E algumas promotorias já começaram a emitir alertas e recomendações para que os conselhos tutelares, escolas e pais hajam rápido para evitar tragédias. No município de Pesqueira, a promotora de Justiça Andréa Magalhães pede que os pais monitorem as redes sociais e celulares dos filhos.

Na recomendação, a promotora destaca que “existem relatos dando conta de que, no curso do jogo, crianças e adolescentes sofrem pressões psicológicas, inclusive com ameaças de morte extensivas a seus familiares, caso tentem sair do jogo”.

Preocupada com as denúncias que crescem no Estado, Andréa recomendou às redes de ensino públicas que realizem reuniões com os pais para que eles conheçam detalhes dos perigos desse jogo macabro. Os profissionais da educação também devem estar atentos porque caso detectem alguma criança ou adolescente fazendo uso do jogo, devem imediatamente denunciar ao Ministério Público e ao Conselho Tutelar. Este último será responsável por acionar as polícias Civil ou Federal para investigar a denúncia.

Investigações

Vários municípios pernambucanos já registraram casos de supostos incidentes provocados pelo jogo da Baleia Azul. Do total, cinco casos estão com a Polícia Civil e pelo menos dois com a Federal. Há registros em cidades como Recife, Goiana, Paulista e Vicência.

Fonte: Ronda JC.