Final do Pernambucano será primeiro jogo do Brasil com árbitro de vídeo

A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) anunciou através do seu site oficial o uso de um árbitro de vídeo durante a final do Campeonato Pernambucano deste ano, que será disputada entre Sport e Salgueiro. Com o sistema, haverá uma comunicação entre a cabine que analisa lances da partida com os árbitros dentro de campo.

Todas as dúvidas podem ser tiradas durante a partida, mas haverá uma prioridade em lances de gol, de pênalti, de cartão vermelhor direta e da identificação errada de um jogador punido. Esse será o maior teste prático da tecnologia no Brasil. O sistema foi desenvolvido inteiramente no Brasil, sendo desenvolvido pela Comissão de Arbitragem da CBF e a Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF), além de aceito pela Fifa.

A ideia é que o sistema não interfira sempre no jogo mas, sim, em lances capitais que interfiram no resultado da pesquisa. Segundo a nota oficial, a ideia é que não haja mudança no ritmo do jogo e, por isso, o lema escolhido foi “mínima interferência, máximo benefício”.

Outro ponto é atuar apenas em lances claros e que não disputem com a interpretação do árbitro. Portando, o principal critério não será contestar se a decisão foi correta mas, sim, questionar se houve algo claramente errado.

Todo o sistema seguirá o protocolo do IFAB, International Football Association Board, órgão máximo da arbitragem no futebol mundial. A partida entre Sport e Salgueiro ocorre no domingo (7), na Ilha do Retiro, pelo primeiro jogo da final do Pernambucano.

Fonte: Blog do Torcedor.