Decisão judicial pode tirar o emprego de 6 mil trabalhadores de PE

Por determinação do juiz da 3ª Vara Cível da Fazenda, Tomás Araújo, a Cooperativa do Agronegócio da Cana de Açúcar (AGROCAN) se vê envolvida no decreto de falência da Usina Pumaty, a qual é gestora desde 2014. A sentença, para pagamento de dívidas trabalhistas, pode tirar o emprego de cerca de seis mil trabalhadores da indústria e do campo, além de deixar 1.500 fornecedores de cana com o produto encalhado. Às vésperas da safra do insumo, a economia do Estado corre o sério risco de impacto negativo caso a usina fique impedida de moer.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Cultivadores de Cana do Estado de Pernambuco, Gerson Carneiro Leão, a empresa arrendante estava mobilizada em quitar o débito, tendo inclusive apresentado garantias de pagamento, e a decisão judicial surpreendeu a todos. Concentrando esforços, ele pede o apoio de órgão do Governo e do Poder Judiciário para que esta decisão seja revistas.

 

O representante do setor sucroalcooleiro informou ainda que a AGROCAN, para acelerar o processo de resgate da dívida, já havia solicitado ao juiz para realizar “doação em pagamento” de ativos rurais da empresa. A cooperativa também depositou valores em juízo para a amortização das dívidas.

 

Com a safra de cana prestes a ser colhida, a empresa se preparou para a moagem efetuando uma série de investimentos. A AGROCAN atua focada em reverter o quadro anterior de decadência da Pumaty para assegurar o sustento dos trabalhadores e mover a economia da região. Se o impedimento das atividades for confirmado, o prejuízo será de enormes proporções, tanto para o setor quanto para o Estado e o país.

A iniciativa da AGROCAN é  uma experiência pioneira e contou com o apoio do deputado estadual Aluísio Lessa, que tem o setor sucroalcooleiro como bandeira na Alepe, prefeituras da Zona da Mata e do Governo de Pernambuco. O arrendamento da Pumaty, em tempos de crise econômica severa em todo o país, possibilitou a geração de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos na Micro Região da Mata Canavieira. Hoje (17/5) o deputado estará juntamente com os representantes do setor reunido com Procuradoria do Estado, Secretaria de Agricultura e outros órgãos ligados ao tema.

 

Mais informações:

Gerson Carneiro Leão – presidente do Sindicado dos Cultivadores de Cana de PE – 999710599

Gregório Maranhão – representante do setor sucroalcooleiro de PE – 999997979

Fred Pessoa de Queiroz – vice presidente da Agrocan – 999276823