DEPUTADO JOÃO FERNANDO VAI AO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO*

Já em Brasília, o deputado João Fernando Coutinho participou, há pouco, de audiência com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, na companhia do senador Fernando Bezerra Coelho para debater com o Governo Federal as medidas emergenciais para os municípios da Mata Sul de Pernambuco afetados pelas fortes chuvas deste final de semana.
O deputado cobrou agilidade nos repasses de apoio humanitário emergencial às cidades. Presente na reunião, o secretário nacional de defesa civil Coronel Newton Ramlow informou que está preparando o decreto de emergência, de acordo com o decreto estadual que deverá ser entregue pelo governador Paulo Câmara ainda nesta tarde. Segundo o secretário, até agora foram solicitados R$18 milhões por parte de Pernambuco.

Ele solicitou que esses recursos sejam distribuídos de forma proporcional ao número de desabrigados e desalojados em cada cidade para que os municípios possam adquirir medicamentos, alugar máquinas para a limpeza das ruas e desobstrução de vicinais em toda zona rural. João também tratou com o ministro sobre as operações de reconstrução nos municípios, já que houve considerável perda de pontes, calçamentos, casas e ainda prédios públicos.

Coutinho alertou da urgente necessidade para a liberação dos recursos financeiros referentes aos projetos de construção das barragens de Panelas, Igarapeba, Gatos e de Barra de Guabiraba.
O ministro Hélder informou vai aguardar o diagnóstico completo a ser apresentado pelos municípios em parceria com o Governo do Estado para tomar todas as providências com maior celeridade.