Quem são Maria José Lima e Otoni Rodrigues, os homenageados da Festa das Marocas 2017 em BJ

Ambos foram peças fundamentais para a dimensão que o evento belo-jardinense possui atualmente 
A 47ª edição da Festa das Marocas, que começa esta semana em Belo Jardim, Agreste de Pernambuco, terá como homenageados uma das fundadoras do evento, Maria José de Lima, além do histórico animador da festa, Otoni Rodrigues Propaganda, ambos in memoriam. Nesta edição, após 11 anos sendo realizada no Pátio da Feira e Eventos da cidade, a tradicional “Redenção”, como também é conhecida a Marocas, voltará para suas raízes, na Avenida Deputado José Mendonça Bezerra, no Centro.
Quem foi dona Maria José
Natural de São José do Egito, Sertão pernambucano, Maria José Lima e outras duas amigas, Zélia Franklin e Conceição Augusta, moravam em um cenário parecido com o da novela “Redenção” da extinta TV Excelsior e possuíam a vivacidade das personagens da trama. Foi então que resolveram promover o primeiro “Forró de Redenção”, em 1970, na Rua João Pessoa, no Centro, atualmente chamada de Calçadão de Belo Jardim, espaço localizado no início da avenida que posteriormente veio a sediar o evento.
Exibida entre maio de 1966 e maio de 1968, o folhetim narrava a história de algumas fofoqueiras que faziam das janelas seus ‘tribunais’ particulares de vida alheia, narrativa que se assemelhava com o dia a dia das fundadoras do evento belo-jardinense, que em razão disso logo ganhou o título de Festa das Marocas.
Em 15 de outubro do ano passado, aos 100 anos, Maria Jose Lima veio a falecer, deixando órfã a festa que ajudou a criar na década de 70. Um dia depois, com cortejo acompanhado pelo Carro da Pitú que tocou cirandas da época do início do Forró de Redenção, ocorreu o seu sepultamento no Cemitério São Sebastião, em Belo Jardim.
Quem foi Otoni Rodrigues Propaganda
Nascido e residente até os seus últimos dias de vida em Vitória de Santo Antão, município da Zona da Mata de Pernambuco, Otoni Rodrigues Propaganda fez história cultural em Belo Jardim, particularmente na Festa das Marocas. Anualmente, o publicitário vitoriense era convidado juntamente ao seu carro de som, batizado de Carro da Pitú, para que fizesse a animação dos belo-jardineses no Forró de Redenção, tocando cirandas, marchinhas, forró tradicional e claro, muita irreverência na locução do evento.
A tradição da vinda de Otoni e do seu carro sonoro para a Festa das Marocas perdurou até o final da década de 1990, época em que ele, já debilitado, enfrentava problemas de saúde. No dia 17 de junho de 2008, aos 79 anos, Otoni faleceu deixando um legado de participação cultural em eventos de diversos municípios do Estado. Além de publicitário, ele também chegou a ser vereador de Vitória, município onde foi enterrado no Cemitério São Sebastião.
O evento
Realizada há 47 anos, a Festa das Marocas é considerada, pela Lei 13.842, Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco, desde 2009. Título este, somente concedido, a eventos cuja dimensão cultural e econômica já ultrapassou os limites regionais, como o Carnaval de Olinda e o Galo da Madrugada.
O evento acontece, tradicionalmente, no mês de julho e transforma a cidade em um centro de cultura popular e música, atraindo milhares de pessoas que movimentam o turismo da região e aquecem a economia nos festejos que encerram o calendário junino do Estado.