Prefeitos e ex-prefeitos conhecidos por longos mandatos

 

por Taciana Carvalho

Há alguns velhos conhecidos da política brasileira que surpreendem pela quantidade de cargos conquistados ao longo dos anos. Há outros que se destacam por terem conquistado vários mandatos no mesmo posto de prefeito. Nesta sexta-feira (8), o LeiaJá destaca dez chefes do poder executivo municipal não apenas de Pernambuco, como também de outros estados brasileiros.

Seja pela habilidade, articulação ou trabalho aprovado pela população, esses prefeitos e ex-prefeitos não serão esquecidos. Alguns, inclusive parecem estar longe de deixar a política. Confira a lista:

Yves Ribeiro – Foi prefeito eleito e reeleito dos municípios de Itapissuma, Paulista e Igarassu sendo todas eleições consecutivas. Ele foi o prefeito que ocupa um ranking privilegiado e difícil de alcançar: conseguiu o maior número de mandatos consecutivos do país, ou seja, seis. Yves não pretende parar. Na disputa de 2016, ele tentou o sétimo mandato em Igarassu, mas foi derrotado.

Eudo Magalhães – O prefeito reeleito de Xexéu, município pernambucano que faz divisa com o Estado de Alagoas, também já foi prefeito de duas cidades localizadas na região: Água Preta e Joaquim Nabuco. Além de Eudo, só Yves Ribeiro (PSB) governou três cidades pernambucanas.

Teresa Surita – A atual prefeita de Boa Vista, em Roraima, que é ex-mulher do senador Romero Jucá (PMDB), também encontra-se na lista. Ela já governa a cidade por cinco mandatos. Surita ganhou o pleito nos anos 1992, 2000,2004, 2012 e em 2016.

Elias Gomes – Foi eleito prefeito do Cabo de Santo Agostinho em 1982. Terminado o primeiro mandato, não conseguiu ser reeleito. No entanto, depois de cumprir um mandato como deputado estadual, voltou a ser eleito novamente no Cabo. Ele também foi prefeito do município de Jaboatão dos Guararapes por duas vezes, desta vez, em mandatos consecutivos, mas, apesar dos anos acumulados, não conseguiu na eleição de 2016 eleger o candidato que apoiou.

Iris Rezende Machado – Aos 83 anos, o ex-governador de Goiás e atual prefeito de Goiânia teve mandatos alternados como chefe do executivo municipal sendo eleito pela primeira vez em 1965, o segundo em 2004, o terceiro em 2008 e, por último, agora em 2016. Serão 20 anos à frente do estado.

Vavá Rufino – O prefeito de Moreno, localizado no interior pernambucano, tomou posse em 2016 pela quarta vez no município. O petebista volta ao cargo depois de 12 anos. Serão duas décadas, ao todo, no cargo.

Lula Cabral – Em 2016, o pessebista assumiu o terceiro mandato como prefeito do Cabo de Santo Agostinho. À frente da prefeitura da cidade localizada na Região Metropolitana do Recife, ele vai ficar ao menos 12 anos.

Firmino Filho – Além de ter sido secretário municipal de Finanças e vereador de Teresina, além de deputado estadual pelo Piauí, o atual prefeito de Teresina cumpre o quarto mandato tendo sido a primeira vitória em 1997.

Manuel Botagofo (PDT) – O prefeito de Carpina assumiu o terceiro mandato para governar o município sendo o sexto mandato eletivo em toda sua história.

Carlos Eduardo Alves – Já foi prefeito de Natal por três mandatos e, em 2016, conseguiu se reeleger com mais de 63% dos votos. Ele também já foi vice-prefeito da cidade.