Gleisi confirma conversa com o PSB visando à sucessão de Temer

 

A presidente nacional do PT, senador Gleisi Hoffman (PR), confirmou em São Paulo nesta quinta-feira (21) ter iniciado conversas com partidos de centro-esquerda visando às eleições presidenciais do próximo ano.

Segundo ela, “independente da manutenção da candidatura de outros partidos, vamos procurar todas as siglas de centro-esquerda pela responsabilidade que este campo tem na reconstrução do país. O PT tem inclusive esse dever como o maior partido da esquerda brasileira”, disse a senadora paranaense, que é um dos políticos investigados na Operação Lava Jato.

Ela informou já ter feito contatos com políticos do PSB, PCdoB, PDT e PSOL, deixando claro, todavia, que isso não significa em absoluto que a aliança já está definida.

“É apenas um diálogo que eu procurei iniciar. Mas quem sabe desse processo de conversa a gente possa ter uma construção conjunta, seja de uma base programática, seja de uma candidatura presidencial”, acrescentou.

Em Pernambuco, fala-se muito numa reaproximação do PT com o PSB, mas as partes por enquanto não confirmam esse entendimento. O PSB não tem candidato a presidente da República mas para o governo estadual está fechado com a reeleição do governador Paulo Câmara.

Já o PT tem candidato a presidente da República, que é o ex-presidente Lula, se não ficar inelegível, mas para o Governo do Estado ainda não clarificou sua estratégia. Há um nome posto à disposição do partido, que é a vereadora Marília Arraes, mas ela ainda aguarda o “okey” da direção estadual.