Artigo – Segurança pública sem jogo de cena – por Laura Gomes

Artigo – Segurança pública sem jogo de cena – por Laura Gomes*


O Governo do Estado está fazendo o maior investimento em segurança pública da história de Pernambuco – mesmo diante da crise econômica, política e ética do Brasil. O total ultrapassa os 3 bilhões de reais.
Foram adquiridas viaturas, motos, barcos e até helicópteros. Caruaru, aliás, ganhará um helicóptero especial com visão noturna.

Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros terão mais 5.000 policiais. Já no início de outubro, serão incorporados 1.100 novos soldados à PM, para entrar em ação imediatamente.

Registro, com alegria, a extensão dos plantões da Delegacia da Mulher de Caruaru, para 24 horas nos fins de semana. Foi um requerimento nosso, na Assembleia, assim como pedimos a manutenção das blitz de surpresa da Operação RONE na cidade e na zona rural, que estão em funcionamento neste momento. E logo teremos o Batalhão de Polícia Especializada, que terá mais 300 policiais militares agindo nas ruas e povoados de Caruaru.

Que governador, no Brasil, está fazendo coisa parecida? Nenhum. Essa é a verdade. E esta competência de Paulo Câmara incomoda em particular os que só pensam nas eleições de 2018.
Faz 15 dias, Caruaru recebeu sua primeira delegacia de combate ao tráfico de drogas. Uma ação proativa porque 70% dos crimes envolvem gente do narcotráfico. E, também há duas semanas, a cidade passou a ter um Centro de Comando Móvel, unidade que controla câmeras de visão circular e que, hoje, está controlando imagens de pontos estratégicos no bairro do Salgado.

Em resumo, Caruaru e Pernambuco nunca receberam tão potentes investimentos na segurança, em toda sua história. E a Polícia Civil da cidade vai ter nova estrutura e equipamentos para quatro delegacias. No fim do mês está prevista a entrega dos edifícios que abrigarão duas Delegacias de Homicídios, a Área Integrada de Segurança; a Diretoria Integrada do Interior; a Divisão de Homicídios do Agreste; e a Seccional de Polícia Civil de Caruaru.

Ou seja, o governador Paulo Câmara trabalha o tempo todo para mudar o quadro preocupante da segurança em Pernambuco. Caruaru, como metrópole do Agreste, conta com especial atenção. Ao invés da fala na mídia, ação. No lugar de projetos e planos, realizações. E ainda atende às demandas encaminhadas na Assembleia.

Por isso tudo, é lamentável a prefeita Raquel Lyra politizar um assunto tão sério, aproveitando o clima de comoção do nosso povo, com o caso do jornalista Alexandre Farias, vítima de bala perdida no último sábado, em Caruaru.

Nenhuma palavra sobre a solução do caso, em 72 horas, em operação integrada de policiais civis e militares, com a captura de quatro meliantes ligados ao crime organizado do Rio Grande do Norte.
Não será com “espetáculo” midiático e oportunista que vamos vencer o desafio da segurança. Cada um tem que fazer sua parte. A Prefeitura de Caruaru deve à população o cuidado com os espaços públicos, a iluminação da cidade e a urbanização, além, e, sobretudo, de desenvolver ações preventivas que tirem a juventude do caminho do crime.

A violência é uma chaga nacional. Afeta todos os estados, sem exceções. Isso porque o Brasil vive a crise econômica, com 13 milhões de desempregados e enfrenta uma pesada crise moral derivada da corrupção de empresários e de políticos. Violência não é assunto para ser tratado com a visão estreita e paroquial de ganhos eleitorais imediatos.

Não é com “espetáculo” midiático e oportunista que vamos vencer o desafio da segurança. O Governo reconhece que os números da violência estão altos. Paulo Câmara tem dito isso com transparência porque não varre problemas para debaixo do tapete. Ele enfrenta tudo com trabalho e seriedade. Ele sabe que é isso que o povo quer dos seus governantes. Ele busca cumprir o nosso programa socialista e democrático. Para melhorar a vida de todos, como sempre defendemos.

*Laura Gomes é deputada estadual, líder da bancada do PSB na Alepe