PE Conduz chega a dez cidades do interior

PE CONDUZ FOTO PAULO MACIEL

Programa contempla dez municípios do Agreste

Lançado pelo Governo de Pernambuco na Região Metropolitana do Recife, em agosto de 2011, o Programa PE Conduz – direcionado a assegurar a acessibilidade de pessoas de baixa renda e que possuem deficiências físicas aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos – chega, a partir de agora, a dez municípios do Agreste Central e Setentrional. A ação, que já totaliza R$ 13,7 milhões em investimentos, incluindo a aquisição de 45 vans adaptadas para o transporte de pacientes e acompanhantes, já realizou mais de 15,9 mil procedimentos. Estão sendo beneficiadas, com cinco unidades móveis, Caruaru, São Caetano, Altinho, Agrestina, Bezerros, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Camocim de São Félix e Toritama.

As unidades móveis foram adaptadas e contam com plataforma, elevador e salão livre, com vagas para três cadeiras de rodas, fixadas com trava e cinto de segurança, além de assentos para três acompanhantes, motorista e apoio-socorrista. As equipes foram treinadas e selecionadas pela equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos (Sedsdh).

A secretária Laura Gomes, destacou que o PE Conduz, que em breve estará sendo lançado no Sertão do São Francisco, foi idealizado tendo em vistas o comprometimento da mobilidade da população de baixa renda, associada ou não a outras deficiências, que não apresentam condições de se locomover com autonomia, nos demais meios de transporte coletivo.

O primeiro usuário do transporte no município de Caruaru foi Reginaldo José da Silva, 53, casado, duas filhas, que sofre de distrofia muscular. A primeira rota foi realizada saiu com destino à Clínica de Fisioterapia da Associação de Ensino Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Asces). Para a esposa de Reginaldo, Lúcia Helena da Conceição, 49, o PE Conduz proporcionou ao casal uma nova condição de mobilidade, uma vez que não tinha condições financeiras de realizar o tratamento, pois sobrevive da aposentadoria dele, que é destinada toda para o pagamento da alimentação e aluguel.

A coordenadora da clínica, Rosângela Cabral, disse que a parceria firmada com a Sedsdh vem proporcionar tratamento de forma humanizada. “Com o suporte da unidade móvel adaptada vamos poder atender a todos que necessitam de tratamento”, arrematou. Na Região Metropolitana, o programa atende, além do Recife, os municípios de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, com 35 vans.

Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *