PRF INICIARÁ A PARTIR DE AMANHÃ “OPERAÇÃO FINADOS

A fiscalização nas rodovias federais de Pernambuco será intensificada a partir desta quarta-feira (01) até domingo (05), através da Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ação tem como objetivo ampliar a segurança de motoristas e passageiros, bem como melhorar a fluidez do trânsito e combater a criminalidade no estado.

A movimentação de veículos deve aumentar principalmente na BR-101 Norte e Sul, que leva ao litoral do estado e aos Estados da Paraíba e Alagoas, em virtude da temporada de verão. Para evitar acidentes os agentes da PRF, ao longo dos cinco dias de operação, irão priorizar o controle de velocidade com radares móveis, o combate à embriaguez ao volante com o uso do bafômetro e a fiscalização de ultrapassagens proibidas.
Durante as abordagens, a PRF irá verificar ainda a validade da documentação, a presença dos equipamentos obrigatórios, o estado de conservação do veículo e se todos os ocupantes utilizam o cinto de segurança. Entre as principais causas dos acidentes com morte, estão o excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas, desatenção, ingestão de bebidas alcoólicas e desrespeito à sinalização.
Para reforçar a segurança, o Núcleo de Operações Especiais e os Grupos de Patrulhamento Tático estarão atuando durante o feriado. Já a Base de Operações Aéreas da PRF, que atua em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), estarão de prontidão para realizar resgates e acompanhar a operação. 

(Por Helenivaldo Pereira)