ADUTORA DO PAJEÚ, TERÁ MAIS UMA ETAPA INAUGURADA

roberto tavares

O presidente da Compesa, Roberto Tavares(foto), acompanhou  nesta quarta-feira (25) o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, na inauguração de mais uma etapa da Adutora do Pajeú, no trecho que irá atender o município de Flores. O evento ocorreu na estação de tratamento de água da cidade, que está localizada a 394 km do Recife.

A obra está sendo executada pelo DNOCS e será repassada à Compesa, que ficará responsável pela operação. Além desse trecho, a companhia já está distribuindo água do Rio São Francisco, desde março deste ano, para Carqueja, distrito de Floresta, e para as cidades de Serra Talhada e Calumbi.

A água da Adutora do Pajeú é captada no lago de Itaparica, em Floresta, e irá percorrer 195 km até o destino final, a estação de tratamento Afogados, chegando já tratada ao município de Tabira. O sistema será composto ainda por seis estações elevatórias (sistema de bombeamento). Ao todo, serão atendidos os municípios de Serra Talhada, Calumbi, Flores, Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira e Tabira, além das localidades de Carqueja (Floresta) e Canaã (Triunfo).

 A parceria estabelecida entre o governo federal e do Estado para realização de obras hídricas foi enaltecida pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. “Na gestão do ministro Fernando Bezerra Coelho grandes empreendimentos hídricos foram iniciados em Pernambuco”, afirmou. Ele cita a Adutora do Agreste,um investimento superior a R$ 2,3 bilhões que irá atender 68 municípios, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.

 Além dessa adutora, que será a redenção para o Agreste, Tavares citou outras obras significativas para o povo de Pernambuco, fruto da parceria com o Ministério da Integração, a exemplo do sistema de esgotamento sanitário de Petrolina e Afogados da Ingazeira; as adutoras do Sirigi (Mata Norte) e Arcoverde (Sertão) e a Adutora de Tapacurá, que levará água para Vitória de Santo Antão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *