Em dois dias, Secretaria de Agricultura entrega quatro sistemas de abastecimento e 175 títulos de propriedades no Sertão do Pajeú

O governador Paulo Câmara e o secretário Wellington Batista promoveram as ações nesta sexta (3) e sábado (4)

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco realizou uma extensa agenda de entregas nesta sexta-feira (3) e sábado (4) nos municípios de Solidão, Iguaracy e Carnaíba, no Sertão do Pajeú. O governador Paulo Câmara e o secretário Wellington Batista promoveram a entrega de quatro Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAA) já em funcionamento e de 175 títulos de propriedades para moradores da região. As ações beneficiaram, ao todo, mais de 500 famílias nos três municípios, com um montante de investimento da ordem de R$ 3,6 milhões aproximadamente.

            O governador Paulo Câmara ressaltou a importância de levar água de qualidade às torneiras da população. “Esses conjuntos se juntam a outros que nós já entregamos aqui e, sem dúvidas, vão fazer a diferença na vida de tantas pessoas que sofrem com a estiagem. E a gente quer realmente levar água para a casa das pessoas, porque não há coisa mais importante do que a pessoa abrir a torneira e encontrar água, e, principalmente, saber que vai ter uma melhor qualidade de vida. A gente vai continuar trabalhando para garantir os investimentos no setor, e para isso vamos contar com as boas parcerias que temos feito”, destacou o chefe do Executivo.

Para o secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Wellington Batista, essa é uma das prioridades do Governo de Pernambuco no atendimento à população do interior. “Á água é uma riqueza fundamental para qualquer região. Onde nós vemos água, aqui no Sertão, nós vemos vida, geração de renda e melhora na qualidade de vida do povo. Vamos continuar trabalhando para que este tipo de entrega, que mexe ainda mais com a vida do povo, continue acontecendo pela secretaria. Essa é a orientação que nos foi passada pelo governador Paulo Câmara”, lembrou.

A moradora Maria Nilda da Silva, de Carnaíba, foi uma das beneficiadas e comemorou a ação. “Antes, a gente buscava água na carroça de animais, depois chegou o carro-pipa para abastecer as nossas casas. Se Deus quiser, agora a gente vai ter água na torneira. A vida é difícil quando não tem água, porque água é tudo. E chegando água agora, é melhor”, disse. Estas ações , promovidas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), estão levando água de qualidade até a casa de 550 famílias da Zona Rural dos três municípios, que dependiam de carros-pipa, barragens ou açudes.

Além da alegria de receber água na torneira, outras 175 famílias do Sítio Santo Antônio, em Carnaíba, também tiveram a felicidade de receberem seu título de terra, que é o documento definitivo para a propriedade do lugar onde moram. Os títulos gratuitos e registrados em cartório garantem a segurança jurídica das famílias e o acesso a políticas públicas, como o Pronaf. O ato foi promovido pelo Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe).