Amupe denunciará na próxima terça-feira a “quebradeira” dos municípios

 

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), convocou uma coletiva de imprensa para a próxima terça-feira, dia 14, às 11h, na sede da entidade, no Recife, para denunciar a “quebradeira” de grande parte dos municípios pernambucanos em razão da queda de receita das prefeituras.

Ele falará também sobre as medidas que serão tomadas pelos gestores para tentar equilibrar as contas públicas, como demissão de pessoal e redução de serviços prestados à população.

Muitos prefeitos do interior, alegando queda constante do FPM, estão atrasando salários, demitindo servidores que eles próprios contrataram temporariamente, e fechando postos de saúde e unidades do PSF (Programa Saúde da Família).

Patriota está se articulando com a CNM (Confederação Nacional dos Municípios) a fim de pressionar o governo federal a liberar uma ajuda de R$ 4 bilhões para as prefeituras pagarem o 13º dos seus servidores neste final de ano.

Se Michel Temer, disse ele, arranjou recursos no Orçamento Geral da União para “segurar” sua base política na Câmara Federal, convencendo-a a arquivar a denúncia feita contra ele pelo Ministério Público Federal em troca da liberação de emendas parlamentares, deveria arranjar também para socorrer as prefeituras, já que o cidadão não mora na União e nem nos Estados, e sim nos municípios.