Frente em Defesa da Chesf aprova texto de ação popular

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf

Instalada no mês de setembro pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a Frente Parlamentar em Defesa da Chesf realizou, nesta terça-feira (14), a terceira reunião do colegiado. Na ocasião, foi apresentado um balanço das ações e aprovado o texto da ação popular que será ajuizada na Justiça Federal contra o presidente Michel Temer (PMDB) e o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido). O documento tem como objetivo garantir o cumprimento do regimento interno, a tramitação do projeto respeitando-se as comissões pertinentes e garantir a participação popular no debate da proposta.

“Vamos ingressar com a ação popular e com uma representação no Ministério Público Federal até o final da próxima semana para que sejam cumpridos todos os prazos no Congresso Nacional que possibilitem a participação popular. Caso o presidente e o ministro de Minas e Energia insistam em desrespeitar a Constituição, a ação irá impedir os desmandos do governo federal”, afirmou o presidente da Frente, deputado Lucas Ramos (PSB). De acordo com o socialista, ao longo das 11 audiências públicas realizados, “não houve um representante do governo federal presente defendendo a privatização” do Sistema Eletrobras.

Durante os 70 dias de atuação, a Frente realizou 11 audiências públicas, três visitas técnicas, duas visitas institucionais, uma reunião no Palácio do Campo das Princesas com o governador Paulo Câmara (PSB) e participação no Congresso de Vereadores do Estado, organizado pela União dos Vereadores de Pernambuco (UVP).

“Com nosso trabalho, estamos dando voz a entidades e instituições diretamente ligadas à Companhia ou que demonstram preocupação com o uso múltiplo das águas do Rio São Francisco. Também percebemos que há uma resistência muito grande dos brasileiros, especialmente dos nordestinos, contra a privatização. É essa mensagem que iremos levar para o MPF”, comentou Lucas Ramos.

Vice-presidente do colegiado, o deputado Odacy Amorim (PT) destacou que a Chesf desempenha um papel social importante para o Nordeste. “A Companhia tem compromisso com a irrigação, com o abastecimento e com o fortalecimento da agricultura em nossa região. A iniciativa privada não terá essa responsabilidade”, ressaltou. Já o relator da Frente, deputado Isaltino Nascimento (PSB), destacou a necessidade de elaboração de campanhas em meios de comunicação que apresentem o trabalho desempenhado pelos parlamentares.

As audiências públicas levaram o debate sobre o fortalecimento da Chesf e a preservação do Rio São Francisco para as cidades de Petrolina, Recife, Floresta, Cabrobó e Caruaru, em Pernambuco.

Alagoas recebeu o debate nas cidades de Maceió e Delmiro Gouveia, enquanto Salvador e Paulo Afonso levaram as discussões para o legislativo baiano. As cidades de João Pessoa, na Paraíba, Natal, no Rio Grande do Norte, e Brasília, no Distrito Federal, também promoveram audiências que contaram com a presença de integrantes da Frente Parlamentar.

Além disso, até o mês de dezembro, estão previstas mais mobilizações em Brasília e nos estados do Rio de Janeiro, Amapá, Bahia, Alagoas e nas cidades pernambucanas de Recife, Lagoa Grande, Petrolândia e Salgueiro