POLÍCIA FEDERAL PRENDE VENEZUELANO SUSPEITO DE TRÁFICO INTERNACIONAL DE DROGAS NO AEROPORTO DOS GUARARAPES TRANSPORTANDO CÁSPULAS DE COCAÍNA EM SEU ESTÔMAGO

A Polícia Federal em Pernambuco prendeu em flagrante, no dia 27/11/2017 por volta de 1h, JOSÉ ANTÔNIO CONTRERAS BURGUILLO estrangeiro venezuelano, desempregado, solteiro, 35 anos, natural e residente em Caracas-Venezuela-(não possui antecedentes criminais). A prisão aconteceu durante fiscalização de rotina destinada a reprimir o tráfico internacional de entorpecentes no Aeroporto Internacional dos Guararapes – Gilberto Freyre. Os federais desconfiaram do suspeito em virtude de estar se locomovendo com dificuldade e com semblante de quem não estava passando bem, muito nervoso, inquieto e impaciente. Devido a tal comportamento ele foi convidado a participar de uma entrevista prévia na sala da Polícia Federal, onde foi percebido que ele começou a se contradizer em algumas das suas respostas com relação a sua viagem.

A ação teve seu desfecho final quando a equipe de policiais submeteu o passageiro ao aparelho bodyscan (que tem condição de detectar se suspeitos estão transportando cocaína em seu estômago) onde veio a constatação de que havia várias manchas no interior do seu corpo e por este motivo o estrangeiro foi levado para uma Unidade de Pronto Atendimento-UPA localizada na Imbiribeira com o objetivo de receber atendimento médico. Ao chegar lá foi detectado através do aparelho de radiografia que ele estava transportando em seu estômago várias cápsulas suspeitas de conter material entorpecente, sendo imediatamente encaminhado pelo médico plantonista para o Hospital da Restauração, a fim de que fossem tomadas todas as medidas cabíveis para que pudesse expelir o material que ele havia ingerido. O preso ficou custodiado no Hospital da Restauração por policiais federais até às 11h do dia 27/11/2017, onde expeliu 52 cápsulas com cocaína em pó, totalizando um peso bruto aproximado de 520g (quinhentos e vinte gramas/meio quilo), haja vista que cada cápsula possui em média cerca de 10g. Também foram apreendidos um aparelho celular, passaporte venezuelano e cartão de embarque!

O venezuelano ainda se encontra custodiado no Hospital da Restauração onde continua expelindo as cápsulas e após receber alta médica será levado para a Sede da Polícia Federal com o objetivo de ser interrogado e autuado em flagrante pela prática do crime contida no artigo 33 e 40, inciso I da Lei nº 11.343/2006 (tráfico internacional de drogas) e caso seja condenado poderá pegar penas que variam de 5 a 20 anos de reclusão. Depois do procedimento de Polícia Judiciária, o estrangeiro realizará Exame de Corpo de Delito no IML-Instituto de Medicina Legal, passará pela audiência de custódia e caso seja confirmada a sua prisão preventiva será levado para o COTEL-Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna, onde ficará à disposição da Justiça Federal/PE.

Em conversa com os policiais federais o venezuelano confessou que havia ingressado no Brasil e ingerido diversas cápsulas contendo cocaína em Manaus/AM de onde pegou um voo doméstico para Recife/PE e depois seguiria para Barcelona/Espanha onde expeliria a droga para depois ser entregue a uma pessoa na qual não deu maiores detalhes. Disse ainda que o valor que lhe seria pago por esse serviço de transporte da cocaína em seu estômago só seria acertado quando desembarcasse em Barcelona/Espanha.