Comissão Estadual da Verdade será homenageada pela Assembleia Legislativa

 

Por proposição do deputado Isaltino Nascimento (PSB), a Comissão Estadual da Memória e da Verdade será homenageada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, em sessão solene, na próxima segunda-feira, dia 4/12, ás 18 horas.

Ele disse que o seu objetivo, ao propor a homenagem, foi reverenciar o trabalho da Comissão, que resultou na edição de dois volumes sobre o trabalho de investigação sobre os casos de desrespeito aos direitos humanos ocorridos em Pernambuco durante o regime militar.

A Comissão foi nomeada pelo então governador Eduardo Campos sob a coordenação do ex-deputado federal Fernando Coelho.

Durante mais de dois anos, ela ouviu centenas de pessoas e coletou milhares de documentos para esclarecer os casos de violação aos direitos humanos que ocorreram em Pernambuco na época dos “anos de chumbo”.

De acordo com o relatório final, foram identificados ao todo 51 mortos e desaparecidos políticos que sofreram violência por parte dos agentes do Estado.

A Comissão foi composta por advogados, cientistas políticos, historiadores, sociólogos e economistas.

Constam do primeiro volume textos informativos, o planejamento estratégico da Comissão, metodologia, as investigações e a identificação dos desaparecidos políticos.

Já do segundo constam as dificuldades para a reconstrução da democracia no Brasil e a repercussão desses fatos em Pernambuco.