Projeto Belo Jardim Campeão é também um estímulo para a saúde mentalO trabalho é desenvolvido por uma profissional da área que atua diretamente com os jovens

Além de oferecer a prática esportiva, nutricional e social dando oportunidade para que jovens e adolescentes possam realizar o sonho de jogar futebol, o projeto Belo Jardim Campeão fornece aos atletas acompanhamento psicológico. O trabalho é desenvolvido por uma profissional da área que atua diretamente com os jovens ajudando a melhorar o comportamento individual e coletivo.

O acompanhamento é feito através avaliações, dinâmicas e conversas com os professores e pais dos atletas. A partir dos resultados, são realizadas atividades em vídeo, palestras educacionais e questionários de autoestima, com o objetivo de estimular e melhorar o desempenho dos jovens.

Iradjane Silva, psicóloga do projeto Belo Jardim Campeão, explica o principal intuito do trabalho desenvolvido junto aos jogadores. “Busco compreender e intervir nos fatores psíquicos, que possam intervirem em um bom desempenho dos atletas. A gente deve lembrar o atleta precisa estar bem por dentro e por fora para que ele possa obter um bom resultado enquanto profissional. No caso, a mente do jogador eu considero a base primordial para definição de um título”, detalhou.

Irdjane destaca ainda, a importância do trabalho desenvolvido para o crescimento profissional de cada atleta. “O acompanhamento profissional do psicólogo do esporte faz toda a diferença, entre ser bom e ganhar. A final, todos os atletas se preparam fisicamente, tecnicamente e taticamente, além de procurarem uma alimentação adequada a rotina de trabalho. No entanto, o que fará toda a diferença será o equilíbrio emocional e o preparo psicológico que esse atleta irá receber”, destacou.

O calanguinho garante aos mais de 200 jovens e adolescentes participantes do projeto o acompanhamento profissional no dia a dia e dispõe de uma equipe multidisciplinar para atendê-los nas áreas médica, psicológica, nutricional, esportiva e social. Além fornece todo o material necessário para treinos e competições, como; chuteiras, calção, camisas, luvas e coletes. Ao longo dos seus quatro anos, o calanguinho já beneficiou mais de 700 jovens.