Inaugurado Centro Acadêmico Do IFPE-Belo JardimCentro Acadêmico Homenageia O Renomado Professor E Maestro Mozart Vieira

Nesta quarta-feira (06) aconteceu a inauguração do Centro Acadêmico Mozart Vieira, fundado pelos estudantes curso de Licenciatura em Música, juntamente com a cerimônia de posse de sua primeira diretoria, que será presidida pelo estudante Alexandre Santos. O evento contou com a presença de vários estudantes e professores do curso, representantes da direção do Campus e membros do movimento estudantil pernambucano, que puderam prestigiar uma vasta e diversificada programação musical que se estendeu por todo o dia.

O nome do Centro Acadêmico homenageia o renomado professor e maestro Mozart Vieira. Com um vínculo de quase 30 anos com o IFPE Campus Belo Jardim, tanto como estudante quanto como professor, Mozart é reconhecido internacionalmente por ser o criador e idealizador da Orquestra de Pífanos de Caruaru e da Fundação de Música e Vida de São Caetano, iniciativa que educa cerca de 200 crianças da zona rural de São Caetano na arte da música. A história de Mozart, que também é um dos responsáveis direto pela criação do curso de Licenciatura em Música no IFPE-Belo Jardim,  inspirou o filme “Orquestra dos Meninos”, do cineasta Paulo Thiago, que teve o ator Murilo Rosa como protagonista.

Visivelmente emocionado na cerimônia, Mozart declarou que esta foi a melhor homenagem que recebeu na vida. “Já recebi homenagens em diversos países, mas eu sou de Belo Jardim… dizem que santo de casa não obra milagre, mas agora tenho meu nome eternizado na minha cidade. Isso é o resultado de uma vida inteira de luta por amor à música”, falou Mozart.

Finalizando a cerimônia de posse, o presidente do Centro Acadêmico, Alexandre Santos, convidou todos os estudantes de Licenciatura em Música a participarem de sua gestão. “Este Centro foi criado para vocês (estudantes), juntos podemos ajudar a fortalecer ainda mais o nosso curso. Queremos manter uma gestão democrática e participava, porque esta é a essência de um Centro Acadêmico”, finalizou Alexandre.