Paulo Câmara reforça ações de prevenção social com a ampliação do Governo Presente

Governador lançou, nesta sexta-feira, a edição 2018 do programa, estendendo seu alcance e atividades 
 
Acreditando e defendendo que violência não se enfrenta apenas com repressão, mas também com prevenção, o governador Paulo Câmara lançou, nesta sexta-feira (23.02), no Palácio do Campo das Princesas, a edição 2018 do programa Governo Presente (GP). Com o propósito de promover a cidadania, através da garantia de direitos e de prevenção social da violência em territórios mais vulneráveis, este ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista. Durante a solenidade, também foram anunciadas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização, que serão oferecidas gratuitamente em todos os 50 territórios de atuação do GP.
 
“Se combate violência com prevenção. Todo o esforço de repressão, de reequipamento das polícias nós estamos fazendo. Os resultados estão começando a chegar de maneiras mais claras, mas temos que cuidar também da prevenção e da cidadania. Buscar, realmente, ocupar territórios dando oportunidades aos nossos jovens, seja na educação, na cultura, nos esportes, na cidadania, e fazendo com que tudo isso seja atrativo. Ao mesmo tempo, dar opções de capacitação, de qualificação, de conectividade. Queremos estar presentes junto à nossa juventude”, destacou o governador, completando: “Faremos uma série de mutirões e uma ampla campanha de esclarecimento para a população, falando das possibilidades, dos ganhos que esse programa pode ter nas comunidades e nos bairros”.
 
Para incrementar as atividades voltadas à juventude, aproximando deste público estratégias de qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia, o programa passa a contar com a modalidade “Juventude Presente”. Lançada durante o evento, a categoria vai oferecer seis mil vagas para oficinas de grafitagem, foto e videojornalismo, hip hop, capoeira e percussão. As oficinas serão realizadas nas escolas estaduais, centros comunitários e associações que abrigam as estações do programa.
 
Além do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista, já são atendidos pelo programa as cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua, desde 2008, para diminuição dos índices de violência, levando políticas públicas e ações de cidadania para a população mais vulnerável. O Governo Presente, que é o braço de prevenção social do Pacto Pela Vida, faz parte das atividades da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), sendo coordenado pela Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart).
 
“Não é um governo que se apresenta à juventude com algo pronto, acabado e determinado. É um governo que se propõe a construir com a juventude. Todos os territórios, as oficinas e a periodicidade, o que se quer construir como alternativa, será, a exemplo do que já acontece nos Compaz, pactuado com a juventude. Vai muito além do que a expectativa de futuro, é a certeza de que pode haver uma transformação também no presente”, registrou o secretário da SDSCJ, Cloves Benevides.
 
TERRITÓRIOS – Para a escolha dos novos territórios a serem assistidos pelo GP, foram realizados estudos que analisaram os índices de Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) e Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) para determinação das localidades nas quais seriam implantadas as atividades, como explica a secretária da Seart, Mileane Aguiar. “A partir do momento que nós já estamos instalados nos territórios especiais de cidadania, nós vamos até à juventude e às escolas locais e realizamos fóruns para que eles possam propor demandas de dentro da comunidade. Tudo para que eles saibam que são estimuladores de políticas públicas, que têm vez, têm voz e que sabem o que estão fazendo”, pontuou.
 
Carregada de orgulho e esperança, Vitória Cristina, de 16 anos, uma das assistidas pelo programa no Recife, agradeceu a oportunidade de estar vivenciando essa experiência. “Minha expectativa é a mudança. Mudança dentro das comunidades, das escolas e das nossas mentes. E, com isso, a mudança em nossa sociedade. É importante esse projeto porque nós, jovens, somos o futuro de Pernambuco e do Brasil. Então, eu acho essa uma iniciativa muito maravilhosa e espero que venha continuar a crescer, e que um dia Pernambuco venha a ser o nome do início de uma coisa que mudou o País”, declarou. Vitória é aluna do 3º ano do Ensino Médio na EREM Augusto Severo.
 
O secretário estadual de Planejamento e Gestão, Márcio Stefanni, ressaltou que o Estado trabalha acreditando na mudança. “Esse é um governo que escuta, que integra. E o nosso objetivo é sempre expandir ações como essa e alcançar cada vez mais pernambucanos”, disse. O mesmo sentimento foi compartilhado pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio. “Parabéns ao nosso governador Paulo Câmara por essa visão clara de que as pessoas precisam dessa oportunidade, pela sua competência e determinação de, mesmo num momento financeiro difícil, conseguir fortalecer um programa como esse, fazendo junto com o povo e para o povo”, disse.
 
CONECTIVIDADE – Também foi anunciado o lançamento, para março, da modalidade “Cidadão Conectado”, projeto que vai disponibilizar gratuitamente pontos de acesso à Internet em praças ou locais considerados espaços coletivos de convivência, dando usabilidade à cota de internet utilizada pelos órgãos públicos do Governo em seu período ocioso. O serviço será oferecido de segunda à sexta, a partir das 18h, e aos finais de semana.
 
INTERVENÇÕES – Ao final da solenidade, foram realizadas intervenções artísticas no jardim interno do Palácio, com a participação de jovens que fazem parte dos territórios do Governo Presente. Entre elas, cobertura fotográfica e de vídeo, rodas de capoeira e oficinas de hip hop e grafitagem, com a pintura de um grande painel pelos os artistas Galo de Souza e Stilo Santos, do Encontro Internacional de Artes Pão e Tinta.
 
 
Fotos:  Hélia Scheppa/SEI