Paulo Câmara inicia retomada do Governo Presente com ações de cidadania em Jaboatão dos Guararapes

Um dia após o lançamento da edição 2018 do programa, o governador prestigiou,
 durante a manhã deste sábado, mutirão com serviços gratuitos
Estimular a criação de políticas públicas que dialoguem com a juventude, desenvolvendo ações que possibilitem o resgate da cidadania, a garantia dos direitos e a prevenção social da violência em territórios mais vulneráveis. Com esse ideal, o governador Paulo Câmara visitou, na manhã deste sábado (24.02), o bairro do Curado IV, no município de Jaboatão dos Guararapes, para dar início as atividades do programa Governo Presente em 2018, lançado na sexta-feira (23.02). Com ações que se estenderam durante toda a manhã na EREM Senador Aderbal Jurema, a retomada do programa foi marcada pela oferta de serviços de cidadania. A iniciativa, que é o braço social do Pacto Pela Vida, busca fortalecer as diretrizes do Plano Estadual de Segurança, proporcionando atividades voltadas para a juventude, aproximando deste público estratégias de qualificação, cultura, lazer, cidadania e tecnologia.
 
“Estamos hoje fazendo um grande mutirão de serviços gratuitos oferecidos ao cidadão dentro do Governo Presente. A intenção é promover cidadania, para que a população saiba que os serviços oferecidos pelo Estado estarão mais próximos delas, com mais facilidade, rapidez, atenção e com a possibilidade de se resolver tudo em apenas um dia. Uma grande ação de cidadania, que é onde o Estado busca realmente concentrar seus esforços. Isso é muito importante para garantir que cada vez mais a cidadania e a unidade estejam presentes na vida dos pernambucanos”, destacou o governador. 
 
Paulo Câmara também ressaltou a escolha estratégica do dia em que o mutirão será realizado, possibilitando o acesso de mais pessoas aos serviços. “Realizamos os serviços em um dia de sábado, para possibilitar que mais pernambucanos sejam beneficiados pelos serviços. Essa ação que estamos fazendo hoje em Jaboatão se estenderá por todos os territórios atendidos pelo programa. Queremos que seja uma realidade para todos os municípios pernambucanos, com a participação da juventude e dos segmentos”, complementou.
 
Durante o mutirão foram oferecidos serviços como emissão da carteira de identidade, CPF e a segunda via das certidões de nascimento e casamento. Atendimentos de saúde como testes de DST, HIV, mamografia, glicemia e aferição de pressão também foram ofertados à população. As ações são articuladas pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio da Secretaria Executiva de Articulação Social (Seart), envolvendo parcerias entre secretarias estaduais, municipais e instituições privadas.
 
O prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, ressaltou que as articulações com o Governo de Pernambuco irão favorecer, além da população, o funcionamento da máquina pública. “Jaboatão vive um momento novo, um momento no qual busca esse resgate da auto-estima e também da preocupação com os serviços básicos, que em um mutirão como esse, chega muito mais rápido. São esforços concentrados, em parceria com o Governo do Estado, que favorecem com certeza todos os municípios, a população e também o funcionamento da máquina pública”, concluiu.
 
Apontando a maturidade do programa, o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Cloves Benevides, comemorou o início das ações do Governo Presente em 2018. “O mutirão é uma aposta forte de um programa que já tem tradição, maturidade, e que a cada tempo melhora as suas agendas.  O governador Paulo Câmara determinou a repactuação das ações das secretarias para 2018, e nesse primeiro mutirão é visível a frequência, o atendimento às pessoas e a capacidade do governo de ouvir as demandas e construir as soluções”, frisou.
 
Beneficiado pelos serviços do mutirão, o ajudante de pedreiro Vinícius José de Melo, de 32 anos, falou sobre as ações de cidadania ofertadas durante o sábado. “O atendimento é bom e ajuda muito. Está sendo rápido. Eu soube do mutirão pelo boca a boca e vim conferir. Minha identidade eu havia perdido e o meu CPF ainda é do modelo antigo. Então, esse mutirão aqui facilitou a minha vida e a de muitas pessoas aqui de Jaboatão”, relatou.
 
GOVERNO PRESENTE –  O Governo Presente é um programa de garantia de direitos e de prevenção social contra a violência, com foco na atuação em territórios mais vulneráveis do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Petrolina desde 2008. Nestas localidades, o Governo de Pernambuco atua buscando a diminuição dos índices de violência levando políticas públicas e ações de cidadania. Neste ano, a iniciativa amplia as estratégias de atuação para contemplar, também, os municípios do Cabo de Santo Agostinho e do Paulista. Serão oferecidas seis mil vagas para oficinas culturais, artísticas e de profissionalização gratuitas, que serão distribuídas em todos os 50 territórios de atuação atendidos pelo Governo Presente.
 
Acompanharam o governador durante a agenda deste sábado os secretários Nilton Mota (Casa Civil), Antônio de Pádua (Defesa Social), Iran Costa (Saúde), Pedro Eurico (Justiça e Direitos Humanos), Fred Amancio (Educação), Márcio Stefanni (Planejamento e Gestão), Ruy Bezerra (Controladoria Geral) e o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Fotos: Aluisio Moreira/SEI