Paulo Câmara reforça ações do Corpo de Bombeiros com novo grupamento em Surubim

A nova unidade ampliará a área de atendimento da instituição, abrangendo um total de 19 novos municípios
 
SURUBIM – Com o objetivo de melhorar cada vez mais a segurança e a qualidade de vida da população no Interior do Estado, o governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (16.03), o 8º Grupamento de Bombeiros Militar de Pernambuco (8º GBM), no município de Surubim, Agreste do Estado. A nova unidade ampliará a área de atendimento da instituição, abrangendo um total de 19 novos municípios.
 
“Essa nova unidade vai servir ao seu objetivo de salvar vidas e, ao mesmo tempo, proteger toda a população de qualquer mal que possa vir a ocorrer. E com equipamentos novos, equipamentos modernos, equipamentos que, com certeza, vão ajudar muito, caso necessário, a salvar vida”, afirmou Paulo. 
 
O 8º GBM também atenderá os municípios de Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, Santa Cruz, Santa Maria do Cambucá, São Vicente Férrer, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério, Vertentes e vai contar com um efetivo de 20 militares.
 
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, aproveitou a oportunidade para destacar a importância do Corpo de Bombeiros no Pacto Pela Vida. “Já salvou mais de 60 pessoas vítimas de crimes de tentativa de homicídio. Ele também faz segurança”, concluiu. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Manoel Cunha, salientou a relevância dessa entrega. “Essa unidade de Surubim é um exemplo típico de união do poder público onde Estado, prefeitura, sociedade se unem em prol de um bem maior, que é entregar à sociedade um bem público de utilidade pública”, frisou.
 
Gestora município, a prefeita Ana Célia realçou a sua satisfação ao receber o novo equipamento. “As respostas serão muito mais rápidas (com o 8o Grupamento), não só para os moradores de Surubim, mas para os moradores da região”, concluiu.
 
REFORÇO – O CBMPE deve receber, já neste primeiro semestre de 2018, o reforço de 300 novos profissionais aprovados em concurso. Todos já estão no Curso de Formação de Praças do CBMPE, que iniciou em novembro passado. Além disso, outros 300 profissionais, remanescentes dessa mesma seleção, deverão ingressar no Curso de Formação ainda este ano.
 
AGRICULTURA FAMILIAR – Para contribuir com o aumento da produtividade da agricultura familiar, o governador Paulo Câmara aproveitou a ocasião para entregar oito toneladas de sementes de milho gorutuba. Cerca de 1.600 agricultores locais, foram beneficiados com a distribuição do produto. Na ocasião, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Wellington Batista, falou do trabalho realizado pela pasta. “A  SARA tem trabalhado diuturnamente para que o homem do campo tenham condições necessárias de viver dignamente”, pontuou. 
 
PRESENÇA – O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco está presente em todo o Estado, com unidades sediadas em 26 municípios, do Litoral ao Sertão. A Região Metropolitana conta com unidades no Recife e em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, São Lourenço da Mata, Paulista e Cabo de Santo Agostinho (Suape).
 
SANEAMENTO – Paulo aproveitou a visita a Surubim para vistoriar as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário local. Com um custo estimado de R$ 83 milhões, a intervenção contempla rede coletora (65 km), ramais condominiais (106 km), estações elevatórias e emissários (8 ud), além de uma estação de tratamento, beneficiando cerca de 60 mil pessoas. A previsão é que de as obras sejam concluídas até o final deste ano.
 
Acompanharam o governador Paulo Câmara no evento o deputado federal Danilo Cabral; o deputado estadual Zé Maurício; o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista; o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua; o secretário da Casa Civil, Nilton Mota; o presidente da Compesa, Roberto Tavares;  os prefeitos João Camelo (Casinhas), Renato Sales (Vertente do Lério), Adriana Assunção (Frei Miguelinho), Argemiro Pimentel (Machados), Maria Sebastiana (João Alfredo), Mariana Medeiros (Cumaru) e o vice-prefeito de Surubim, Guilherme Nóbrega. 
 
Fotos: Edílson Júnior/SARA