Paulo Câmara comanda Caravana da Educação em Jaboatão  e movimenta comunidade escolar do município

Governador visitou, nesta sexta-feira, os polos da atividade e conversou com gestores e alunos da região

JABOATÃO DOS GUARARAPES – Dando continuidade às reuniões da Pactuação de Metas 2018, nesta sexta-feira (27.04), foi a vez do município do Jaboatão dos Guararapes receber a 6ª edição da iniciativa, realizada em conjunto com a Caravana da Educação. O encontro, que já passou pelas cidades de Timbaúba, Limoeiro, Paulista, Gravatá e Caruaru, envolveu, desta vez, gestores de todas as 94 escolas ligadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Sul, a maior do Estado. Após comandar a abertura da reunião e conferir as atividades do polo cultural, na ETE Maximiano Accioly Campos, Paulo visitou o polo esportivo da Caravana, na EREM Rodolfo Aureliano.

“A gente vem participar mais uma vez da Caravana para acompanhar o trabalho e pedir o apoio para que as nossas pactuações atinjam os nossos objetivos. Mas venho também para agradecer o esforço, a dedicação e o trabalho de todos os professores e gestores. Eu sei que não é fácil o que eles fazem. Não é fácil fazer educação pública em nenhum lugar. Mas a gente tem mostrado que, apesar das dificuldades, é possível também avançar para melhorar e garantir a essa juventude oportunidades de um mundo melhor”, pontuou o governador.

A Caravana tem como objetivo aproximar a escola da população e fortalecer o protagonismo dos jovens da Rede Estadual. Divididas em três polos – Esportivo, Cultural e Central – as ações envolvem centenas de estudantes da rede, além de contar com o apoio e participação da comunidade escolar. Atividades como competições esportivas, apresentações de dança e artes cênicas, doação de livros, oficinas, recitais e atividades de leituras movimentarão os Polos Esportivo e Cultural. As atividades foram realizadas na Escola Técnica Estadual (ETE) Maximiano Accioly Campos, que abrigou os polos Central e Cultural, além da reunião de Pactuação de Metas.

O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, ratificou a satisfação de toda a equipe com cada realização da Caravana. “Na realidade nós estamos realmente muito felizes, toda nossa equipe da educação está muito feliz. É um símbolo muito forte do patrocínio do governador ao nosso trabalho na educação. A participação dele nas caravanas tem sido algo muito especial para o trabalho da gente. Tenho certeza que isso vai contribuir para a melhoria dos nossos resultados”, ponderou.

PACTUAÇÃO – Já a Pactuação de Metas é um importante momento de discussão de metas para o ano de 2018 entre a Secretaria de Educação e as escolas, em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), para que todas conheçam suas metas com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (IDEPE).

“Na realidade, esse evento vem confirmar os avanços que as escolas da nossa regional, a Metropolitana Sul, têm promovido. Saíram os resultados da última proficiência, tanto em língua portuguesa quanto em matemática, e nós tivemos um considerável avanço. Então esse evento, com a presença do governador do Estado e do secretário de Educação, vem para fortalecer todo nosso trabalho”, avaliou o gestor da GRE Metropolitana Sul, Amaro Barbosa.

À tarde, a partir das 14h30, os estudantes terceiranistas das escolas da regional participam do Polo Central. Lá, haverá apresentação dos projetos Enem, Tá Ligado?, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.

Acompanharam o governador os secretários executivos de educação Ednaldo Alves (Gestão); Maria Medeiros (Educação Profissional); Ana Selva (Desenvolvimento da Educação); o secretário executivo de Segurança Institucional da Casa Militar, cel. Felipe Oliveira; e a secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI